Nesta semana, as ações no município de Ibateguara, localizado na região dos Quilombos, foram intensas. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) realizou palestras sobre o fortalecimento da instância de governança com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do turismo no local.

As palestras, voltadas para a sensibilização e informação da sustentabilidade regional na cadeia produtiva do turismo, tiveram temas como: "O Potencial da Energia Eólica na Geração de Eletricidade” e "A importância do Marketing Pessoal e Institucional”.

De acordo com a interlocutora da região pela Setur-AL, Mel Bezerra,  foram expostos assuntos relevantes para o desenvolvimento do turismo na região e projetos de infraestrutura para Ibateguara na gestão 2013 à 2017.

“A região dos Quilombos é uma região peculiar, rica em diversidade ambiental, cultural e gastronômica. Precisa se preparar para eventos nacionais e internacionais, por isso, essas ações de esclarecimentos precisam acontecer periodicamente para despertar nas comunidades a importância do desenvolvimento do turismo, que é um dos principais geradores de renda para o estado, tirando pessoas da ociosidade, ocasionando crescimento pessoal e profissional da população”, afirmou Mel.

Estiveram presentes na reunião, diretora de Articulação, Negócios e Investimentos da Setur-AL, Glauber Tenório, secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Murici, Charles Almeida, empresário da agência de ecoturismo Gato do Mato, Izabel Gomes, presidenta da Associação dos Empresários da Região do Quilombos, Karina Padilha, secretária de Turismo e Cultura de Viçosa, Dárcio Caldas, secretário de Turismo de Ibateguara,  Amanda Bentes, representante do Sebrae,  Paula Rocha , prefeita de Colônia de Leopoldina e  Jacineide Maia, secretária de Turismo de União dos Palmares.