O Estado de Alagoas terá um representante no reality “The Ultimate Fighter Brasil”, do UFC, maior evento de MMA do mundo e que será transmitido pela Rede Globo de Televisão. O lutador Thiago jambo Gonçalves, está entre os 28 lutadores que buscam um contrato com a maior companhia do esporte que mais cresce no mundo.
Esta é a segunda vez que Thiago jambo participa da seleção para o programa. Na temporada passada, no primeiro evento, que tinha como treinadores Vitor Belfort e Wanderlei Silva, que treinavam lutadores nos pesos pena e médio, o alagoano acabou ficando de fora.
Dessa vez, os treinadores serão os pesos pesados Rodrigo Minotauro Nogueira e Fabrício Werdum, que treinarão lutadores apenas no peso meio-médio. O evento começa no dia 17 de março, domingo e nos dois primeiros capítulos, as lutas serão eliminatórias entre os 28 lutadores, ficando apenas 14, que serão divididos dentro da casa.
Já conhecido do público alagoano, Jambo que tem 33 anos, ganhará notoriedade no cenário nacional e internacional com a participação no programa. No entanto, já acumula certa experiência no esporte,competindo em eventos importantes como o Shooto no Havaí, Cage Warriors na Inglaterra, Real Fighting, Championship, Hook´n´Shoot e AFC nos Estados Unidos, Bitetti Combate, Jungle fight e Coliseu Extreme Fight no Brasil.
Neste último evento, no qual disputou duas lutas e possui o cinturão do peso médio, Thiago Jambo derrotou o peruano Daniel La Hiena em 2011 e no ano passado, lutou na categoria K1 e derrotou Luiz Henrique de Sergipe.
Apesar da dificuldade que irá encontrar no programa, o alagoano tem armas que podem ser usadas em seu favor. Praticante de jiu-jitsu, que o levou a disputar o MMA, o atleta intensificou a sua preparação nos últimos anos, treinando com os melhores lutadores do Brasil e do mundo.
Atualmente, Jambo treina na academia “Team Nogueira”, dos irmãos Minotauro e Minotouro, o que leva a crer, que, entrando na casa, deve ficar mesmo sendo treinado pelo “Big Nog”. Mas, as experiências não param por aí. Nesta mesma academia, o atleta da terra treina com lutadores como Rafal Feijão, ex-Strike Force e atualmente no UFC, Antônio Pezão, principal desafiante dos pesos pesados e Anderson Silva, detentor do cinturão dos médios do UFC e considerado o melhor lutador peso por peso do mundo.
Além disso, Jambo passou algumas temporadas treinando na academia “Champion” em Salvador, que é de propriedade de Luiz Dórea, treinador de boxe de ninguém menos que Junior Cigano, ex-campeão dos pesados e também passou um mês em São Paulo, onde treinou jiu-jitsu com Demian Maia, especialista na modalidade e top 5 dos pesos meio-médios do UFC.
O PROGRAMA
O programa começa no dia 17 de março e termina em junho, quando acontece a final, provavelmente no Ginásio Paulo Sarasate em Fortaleza, entre os treinadores, a disputa dos vencedores dos pesos médios, lutas entre participantes da casa e outros combates que ainda serão confirmados no UFC.
Nos dois primeiros capítulos, que acontecem aos domingos, serão os combates eliminatórios, para decidir quem entra na casa. Nos capítulos seguintes, a cada final de semana uma luta eliminatória, rumo ao título de campeão do TUF e contrato de seis dígitos com o UFC.
No total, 11 estados serão representados no TUF Brasil 2. Ao todo são nove do Rio de Janeiro, sete de São Paulo, dois da Bahia, dois do Paraná e um lutador de cada um dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Goiás, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Paraíba. A região norte é a única sem representantes no reality show.
Os 28 atletas foram selecionados depois de uma seletiva com cerca de 300 candidatos, com idade entre 18 e 35 anos. Além da Argentina, os Estados Unidos também foi representado, mas acabou ficam sem lutadores na escolha final.
Lista de atletas no TUF Brasil 2:
Bruno Dias “Jacaré” (11-3-1), 26 anos, Bragança Paulista, SP
Cleiton Duarte “Foguete” (12-1-0), 32 anos, Rio Grande, RS
Daniel Oliveira de Azeredo “Gelo” (4-1-0), 29 anos, Nilópolis, RJ
David Vieira da Silva (4-0-0), 31 anos, Rio de Janeiro, RJ
Felipe Olivieri (11-4-0), 27 anos, São João de Meriti, RJ
Gil Freitas (14-5-0), 29 anos, São Paulo, SP
Henrique Batista “Sucuri” (4-0-0), 27 anos, Linhares, ES
Juliano Wandalen “Ninja” (7-3-0), 35 anos, Blumenau, SC
Leandro Silva “Buscapé” (5-0-0), 26 anos, São Paulo, SP
Leonardo Santos (11-3-0), 33 anos, Rio de Janeiro, RJ
Luciano Contini (8-1-0), 29 anos, Curitiba, PR
Luiz Jorge Dutra da Silva Jr “Besouro” (11-2-1), 31 anos, Rio de Janeiro, RJ
Marcio Santos “Pedra” (4-0-0), 24 anos, Rio de Janeiro, RJ
Neilson Gomes (14-2-0), 26 anos, Salvador, BA
Pedro Iriê (9-5-0), 33 anos, Bragança Paulista, SP
Roberto Barros Martins Amorim “Corvo” (6-1-0), 23 anos, Goiânia, GO
Robson Ferreira “Negão” (4-0-0), 28 anos, Guarulhos, SP
Ronaldo Oliveira Silva “Rony Silva” (3-0-0), 26 anos, Vitória da Conquista, Bahia
Santiago Ponzinibbio “El Rasta” (18-1-0), 26 anos, La Plata, Argentina
Thiago Silva “Bel” (9-3-1), 22 anos, Curitiba, PR
Thiago de Lima Santos “Marreta” (8-1-0), 29 anos, Rio de Janeiro, RJ
Thiago Gonçalves “Jambo” (15-3-0), 33 anos, Maceió, AL
Tiago Alves “Unstoppable” (3-0-0), 33 anos, São Paulo, SP
Viscardi Andrade (13-5-0), 29 anos, São Paulo, SP
Wande Lopes Santana (6-0-0), 30 anos, Campo Grande, MS
Weguimar de Lucena Xavier “Big Big” (17-5-1), 31 anos, João Pessoa, PB
William Macario “Patolino” (6-0-0), 21 anos, Rio de Janeiro, RJ
Yan Cabral (10-0-0), 29 anos, Rio de Janeiro, RJ