A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL) participa da validação da nova diretriz de atuação do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. A ocasião acontece durante os dias 8 e 9 de março, na sede do Mtur, em Brasília.

Segundo o coordenador do programa de regionalização em Alagoas, Renato Lobo, a reunião acontece para apresentação do novo escopo metodológico, considerando as lições estudadas no programa na primeira fase e a contribuição dos estados nas ações praticadas nos territórios do Brasil.

“Alagoas dá uma grande contribuição para o programa nacional, relacionada à adoção de critérios de avaliação do nível de desenvolvimento turístico em municípios alagoanos. Para nós, uma referência na atuação com comunidades nos dá a certeza de que estamos caminhando para um turismo cada vez mais sustentável”, afirma Lobo.

O Programa de Regionalização

O Mtur Propõe a estruturação, o ordenamento e a diversificação da oferta turística no país e se constitui no referencial da base territorial do Plano Nacional de Turismo. É, dessa forma, um modelo de gestão de política pública descentralizada, coordenada e integrada, com base nos princípios de flexibilidade, articulação, mobilização, cooperação intersetorial e interinstitucional e na sinergia de decisões como estratégia orientadora dos demais macroprogramas, programas e ações do PNT.