O verão está acabando, mas a hotelaria alagoana continua animada. Após o crescimento de 7% no fluxo turístico na temporada de verão 2012/2013 e de hotéis lotados no Carnaval, chega a hora da Semana Santa. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL) prevê para o feriado uma média de 90% de ocupação nos hotéis associados.

De acordo com pesquisa realizada pela entidade, entre os meios de hospedagem de padrão 5 estrelas a ocupação durante a Páscoa sobe para 98%, e nos 4 estrelas a média é de 92%. Já nos hotéis 3 estrelas o número gira em torno de 89%, e as pousadas e padrão 2 estrelas ficaram em 80%.

Os números mostram o equilíbrio de fluxo durante o ano, com ações de divulgação nos mercados emissores e com operadoras de turismo.

“Temos trabalhado intensamente junto a Setur-AL e Semptur para continuar crescendo. Tivemos uma ótima notícia da CVC no Workshop de que participamos, em fevereiro, e vamos continuar investindo para manter o destino Alagoas entre os mais vendidos do Brasil”, explica o presidente da ABIH-AL, Glênio Cedrim.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, o resultado de Alagoas estar em terceiro lugar nacional no ranking da CVC faz parte do trabalho integrado entre as pastas do Governo Estadual, que tem sido fundamental para melhoria da infraestrutura. “Some-se a isto a parceria com o trade turístico para divulgar Alagoas, e o resultado é que a CVC acreditou no destino e aumentou o número de assentos para nosso estado”, explica.

A ocupação hoteleira vem se mantendo aquecida desde o início da temporada, em novembro de 2012, e nos feriados prolongados. A secretária garante que Alagoas também se beneficia com o turismo regional. “Nosso estado tem se fortalecido, sobretudo, para a região Nordeste, posicionada como principal destino no Brasil, tanto para brasileiros do Sul e Sudeste como para os próprios nordestinos.”, explica Novis.

O momento agora é de pensar nos próximos meses, para executar ações visando também à Copa de 2014, que vai atrair milhares de turistas para o Nordeste brasileiro. A perspectiva é de que Maragogi, no extremo Litoral Norte de Alagoas, seja uma cidade ‘apoio’ de Recife durante a Copa, assim como Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco.

Por isso, o esforço de marketing e divulgação será ainda maior com a campanha da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) “Alagoas, as Praias da Copa”, realizada em parceria entre as instituições e o trade. Os destinos prioritários a serem trabalhados vão do litoral de Maragogi à Barra de São Miguel, mas todos os outros circunvizinhos serão beneficiados.

Para a secretária Municipal de Promoção de Turismo de Maceió, Cláudia Pessoa, a qualidade da hotelaria alagoana, aliada à excelente gastronomia e às belezas naturais, fazem com que o turista escolha a cidade para curtir o feriado da Semana Santa com a família.

“No seminário da Fifa que aconteceu na última segunda-feira, o diretor da TV Fifa para a Copa de 2014, Sven Schaeffner, ressaltou que passou o final de semana na cidade, e que fica difícil sair de Maceió com suas belas praias. Ficamos felizes com depoimentos como este, que são o nosso melhor marketing de promoção da cidade”, disse Claudia.