A Coordenação Regional de Serviços Turísticos em Alagoas, Cadastur, continua com as ações estruturais neste ano de 2013. O mês de fevereiro foi repleto de atividades voltadas para a legalidade da atividade turística. Além de cadastramento e renovações de cadastros, foram realizadas ações pontuais como a ‘Ação Verão Legal’, no Porto de Maceió e palestras sobre o funcionamento do Cadastur, em União dos Palmares.

Entraram para a lista do Ministério do Turismo: agência de Turismo Brasilvip Transportes, a Pousada o Casarão (Passo de Camaragibe), a Batel Pousada (Coruripe), a transportadora turística Transportes São Miguel (Junqueiro) e 25 novos guias de turismo, todos do município ribeirinho de Piranhas.

Além do cadastramento, o Cadastur se preocupa também com a renovação desse cadastro, e, por isso, com regularidade realiza visitas aos estabelecimentos e profissionais. Só em fevereiro foram renovados os cadastros da Agência Aeroturismo, da Pousada dos Jangadeiros (Maragogi), Pousada Barra Sol (Barra de São Miguel), da transportadora turística, JovenTur Turismo, além de três guias de turismo de Maceió.

Algumas regiões, por demanda e procura, recebem ações pontuais, como a região dos Quilombos e a dos Caminhos do São Francisco, em fevereiro. No município de União dos Palmares, o Cadastur apresentou uma palestra sobre o funcionamento do sistema nacional do MTur, explicando quem deve ser cadastrado e também quem pode estar no MTur, mesmo sem a obrigatoriedade exigida. Já em Piranhas, a ação foi focada no cadastramento de novos guias de turismo, uma ação com resultado expressivo. “Foram cadastrados 25 guias”, vibrou a coordenadora Regional de Serviços Turísticos em Alagoas, Rosário Passos.

As ações de conscientização são reforçadas durante a alta temporada. Segundo Rosário, uma das preocupações da Secretaria de Estado do Turismo é qualificar e legalizar os prestadores de serviços turísticos para que Alagoas tenha, efetivamente, um turismo ‘Legal’, e também, para que o turista não seja prejudicado pelo produto comprado, seja um passeio ou um pacote com hospedagem e etc.

O Cadastur abrange sete campos do turismo: meios de hospedagem, transportadoras (turísticas), agências, organizadoras de eventos (congressos, feiras ou congêneres e prestadores de serviços especializados), parques temáticos e guias.

A regularização é gratuita. A empresa ou profissional podem efetuar um pré-cadastro pelo site do Ministério do Turismo: www.cadastur.turismo.gov.br. De posse do formulário e documentação exigida (original e xerox) devem se dirigir à Coordenação Regional de Serviços Turísticos/SETUR-AL, para a homologação do cadastro e liberação do certificado. O site da SETUR/AL, www.turismo.al.gov.br, traz mais informações e orientações.

Além da obrigatoriedade, existem vantagens e oportunidades para quem se cadastrar, como: visibilidade, fazer parte do banco de dados no Site Cadastur /MTur, tornar-se fonte de consulta para turistas que buscam serviços turísticos de qualidade - além de acesso à linha de crédito, participação em eventos e programas de qualificação realizados pelo MTur e pela Embratur.

As atividades do Cadastur – que estão inseridas como marcos críticos do programa de governo “Alagoas Tem Pressa”, nas ações estruturantes para o desenvolvimento do turismo e fomento da atividade no Estado - continuam durante os próximos meses.