O comitê gestor do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco se reuniu, nesta terça-feira (19), com integrantes de empresas responsáveis pela execução do projeto, para apresentar o andamento das ações e os resultados obtidos até o momento. Realizado na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), o encontro foi uma prévia das apresentações que acontecerão nos dias 21 e 22 deste mês, nos municípios de Delmiro Gouveia e Penedo, respectivamente.


Na ocasião, foi destacada a importância do Rio São Francisco como eixo de desenvolvimento da Região. “Além de promover o turismo sustentável, valorizando o meio ambiente e a diversidade cultural da região, a execução do projeto visa desenvolver novas alternativas de renda para a população”, declara Alyne Vieira, assessora especial da Seplande.


Durante as visitas, a população dos municípios poderá tomar conhecimento do desenvolvimento das ações do projeto, que visa garantir o crescimento socioeconômico de famílias de baixa renda de doze municípios da região, por meio de atividades voltadas para o turismo sustentável.


O projeto é fruto de um convênio firmado entre a Seplande e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), que tem a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) como responsável pela sua execução. Também fazem parte do projeto: Sebrae, Senac, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).


Os investimentos para a concretização do programa são da ordem de R$ 3 milhões, viabilizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), com contrapartida assegurada pelo governo do Estado.