A reunião foi satisfatória para os prefeitos alagoanos que participaram ontem, 29, do encontro com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, liderado pelo senador Fernando Collor (PTB). Das solicitações cobradas, Bezerra atenderá os pedidos dos municípios que foram castigados pela seca.

O presidente da Associação Municipal de Alagoas (AMA), Marcelo Beltrão, acompanhado dos prefeitos da seca, solicitaram ao ministro – principalmente – mais carros-pipa para o abastecimento de água, recuperação e construção de cisternas, recursos para alimentação e sedentação animal, perfuração de poços artesianos, ações para compensar as perdas de produção de palmas forrageiras e outros pedidos. O abastecimento de cisternas individuais, por exemplo, foi uma das reivindicações cujo o atendimento foi de imediato.

As "súplicas" contidas na reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, na última quarta-feira (23), na AMA, solicitando auxílio emergencial para todos as 37 cidades da seca foram atendidas pelo ministro. O presidente da AMA falou sobre o resultado da reunião. 

“As solicitações feitas – na AMA - foram autorizadas pelo ministro. Na próxima semana, o prefeito de Belo Monte, Avânio Feitosa, representante do Comitê Estadual, vai levantar os dados junto ao Exército e o governo do Estado para viabilizar esse abastecimento. Esse contato direto com o ministro e equipe é importante para os municípios e para a prevenção das futuras estiagens”, explicou Beltrão.

Portanto, os prefeitos alagoanos estarão rertornando da capital federal trazendo boa parte dos pedidos que foram encaminhados ao governo federal. Resta agora o governo de Alagoas cumprir com a parte dele - como havia prometido em reunião na semana passada - para ajudar os municípios que necessitam da contrapartida do Estado. 

Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com