Após o término da 7ª Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos os prefeitos alagoanos terão duas missões importantes nesta segunda-feira, 21. Além da eleição para presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), os gestores também escolherão os novos representantes do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública (CIGIP).

A movimentação na sede da entidade deverá ser bastante agitada com a presença de prefeitos, assessores e toda imprensa alagoana que dará registro aos acontecimentos do dia. Na AMA, os prefeitos de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB), e Pão de Açúcar, Jorge Dantas (PSDB), em consenso, formaram chapa única para que não houvesse um “racha” entre os gestores.

Como publicamos aqui no blog, o acordo foi fechado na noite da última terça-feira (15) numa reunião entre alguns prefeitos que apoiam o grupo. Em entrevista à TV CadaMinuto, o prefeito de Pão de Açúcar explicou o motivo. Para Jorge Dantas os problemas nos municípios alagoanos estão em primeiro lugar.

“A eleição é uma prova maior da maturidade que AMA atingiu. Preferimos fazer uma união para fortalecer a entidade que está um pouco fragilizada. Com isso, devolver a ela – AMA – o papel de principal articulador das questões municipalistas. A gente precisa ainda que a AMA esteja à frente das discussões nacionais - como o Pacto Federativo - para que os municípios sejam mais respeitados. Eu e Marcelo mostramos que o municipalismo e os municípios estão acima de nossos interesses pessoais”, relatou Dantas.

Já no Cigip será aclamado presidente o prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote (PP). Com cerca de 50% dos municípios alagoanos consorciados, o Cigip tornou-se um órgão representativo para as cidades alagoanas. Além de Garrote, farão parte da composição a prefeita de Água Branca, Albani Sandes Gomes, a Alba (PMDB), como vice-presidente; e a prefeita de Mar Vermelho, Juliana Almeida (PMDB), é a tesoureira.

Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com