Isso aí, 2013 começou e as promessas, aquelas mesmas que muitos fazem na empolgação da esperança do "ano novo", esquecendo-se que tudo só será novo se realmente a pessoa fizer algo diferente, como estão?  Você, amigo leitor, já fez algo diferente ou está esperando o carnaval passar para que o ano comece?

Particularmente não procuro prometer nada a mim mesmo, pois sou implacável comigo nas minhas cobranças pessoais. Prefiro fazer projetos. Um deles foi decidir manter este espaço aqui no Cadaminuto para estar sempre em contato com os amigos leitores e trocar boas experiências.

Decidi também que o blogue iria (e vai) ter posts diários sobre assuntos diversos como política (para o desespero de alguns), justiça, esporte, literatura (os causos voltam com força total a pedido de muitos leitores que já se ressentiam com a ausência dos nossos personagens burlescos), cultura, música e quem diria... culinária, não, não, culinária já seria demais (embora seja um execlente gourmet, modéstia parte), mas assim que o ano começou fui surpreendido com a antecipação da minha defesa do PhD na Itália para o dia 11 de fevereiro deste ano (em pleno carnaval...). Pronto, vida de perna para o ar para deixar tudo em ordem em menos de dez dias, pois a tese final deveria ser entregue (e foi) com um mês de antencedência.

"Missão dada é missão cumprida" já dizia o poeta urbano Capitão Nascimento. Nada de ficar prometendo as coisas no clima e oba-oba de momentos cujos sentimentos estão coletivamente aflorados porque depois é você contra você mesmo e aquela promessa acaba fazendo muitos e muitos aniversários.

"Missione-se" , ou seja, coloque em você desafios a serem transpostos e corra atrás de cumpri-los com determinação, paciência e perseverança. E depois se arrependa, curta, mas realize. É o que mais importa.

"Desafie-se". Nada mais empolgante do que desafiar-se a cumprir algo improvável, pois impossível mesmo só adivinharmos o dia da nossa morte e essa mssão para mim continuará sendo impossível, pois não pretendo cumpri-la com louvor.

"Incentive-se", você precisa de alguém como você que se conhece mais do que a si mesmo a produzir e acordar aquela pessoa adormecida que sempre existiu e que só você sabe.

"Esportive-se", Maceió terá 52 corridas de rua neste ano, é capital da corrida no país, hábito saudável e que te inspirará a viver com mais adrenalina já que correr é viver com garra e com vontade.

O resto, bem o resto você deixa para prometer no dia 31 de dezembro de 2013...

Porque hoje estou assim leve, sereno, light e muito de bem com os projetos traçados para 2013, incluindo uma corridinha de 42km195 pelas bandas de Roma... Então que venha a maratona...