Os turistas que transitam pela orla da Pajuçara estão sendo orientados, numa atividade conjunta entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Procon, para que usufruam de uma estadia segura em Alagoas. A ação Verão Legal segue até sexta-feira (11), das16h às 19h, ao lado da feirinha.

 

Equipes da Setur e do Procon estão distribuindo material educativo, com a finalidade de orientar na compra de pacotes de passeios dentro da legalidade, bem como formalizar denúncias e reclamações de direitos do consumidor. Além disto, a ação Verão Legal abre espaço para atender ao prestador do serviço turístico que ainda não está regularizado no Cadastur.

 

Em seu primeiro dia, a ação contou com a presença da secretária adjunta de Estado do Turismo, Raquel Tenório. Segundo a secretária, é de fundamental importância que o turista se sinta seguro desde o momento em que chega, até seu último dia de visita ao nosso Estado.

 

De acordo com a coordenadora regional dos Serviços Turísticos, Rosário Passos, a ação favorece ao turista que terá a certeza de utilizar um serviço seguro. “Orientamos para que, no momento em que for contratar um passeio, ele conheça a legalização do prestador junto ao Cadastur, e o acompanhamento por um guia devidamente cadastrado”, conclui.

 

O casal de turistas gaúchos Íris e Kleber Santos vieram a Alagoas no ano de 1994, hoje retornaram ao Estado com o filho Pedro Henrique. Para esta família, a ação é de grande importância. “A orientação recebida nos dá segurança, ainda mais para quem veio independente de excursão, como nós”, afirmou Íris.

 

Já o presidente do Sindicato dos Guias (Singtur), Henrique Dantas, diz ser fundamental conscientizar o turista quanto à importância da legalidade na relação de consumo. “O fato de saber que a empresa está legalizada, credencia o prestador do serviço. É necessário que o turista cobre este tipo de ação em outros estados que visitar”, enfatiza.