Cerca de R$ 17 milhões devem ser injetados na economia de Maceió em 2013. Os dados são do Maceió Convention & Visitors Bureau e mostram os resultados positivos que o turismo na capital vem proporcionando para o crescimento da cidade, com a atração de visitantes brasileiros e estrangeiros.

Alagoas ganhou nos últimos anos notoriedade no setor e com isso fez com que a capital, maior pólo turístico, comemorasse as altas taxas de ocupação em hotéis, além das conquistas com grandes festas a exemplo do réveillon que entra definitivamente no cenário nacional.

Fazendo um balanço de gestão a frente da Secretaria de Turismo, Cláudia Pessoa - que poderá continuar seus trabalhos também no governo de Rui Palmeira - mostra-se otimista com todos os avanços, ao considerar que houve um dinamismo e uma estruturação da capital, conhecida por suas belas praias, povo hospitaleiro e paisagens deslumbrantes.

"Maceió está mais dinâmica e bonita, não apenas para o turista, mas também para os seus moradores. A reurbanização da orla deixou nossas praias mais bonitas, e essas mudanças na cidade deram segurança ao setor privado para investir em empreendimentos turístico", cita a secretária sobre os avanços na administração.

Cláudia Pessoa lembra ainda os novos investimentos, que superaram a meta de 16 mil leitos na capital Maceió. Segundo ela, foram mais de 15 hotéis e pousadas, além dos novos restaurantes. Esse crescimento é confirmado pelo depoimento dos profissionais de turismo, 'Maceió está um passo à frente das capitais do Nordeste, é um destino completo no turismo'- gerente de vendas da operadora da CVC(Ribeirão Preto), Christian Carvalho", acrescentou.

O setor é a grande vocação da cidade, é o que afirma Cláudia Pessoa. Os novos hotéis geraram cerca de oito mil empregos diretos. Segundo dados da ABIH, cada leito (cama) representa quatro empregos diretos e mais quatro indiretos. Ainda segundo dados do Maceió Convention & Visitors Bureau, este ano Maceió captou 49 eventos (a meta era 40), que atrairão cerca 14.700 turistas de eventos entre os anos de 2013 e 2016, deixando cerca de US$17 milhões na economia local (gastos em diárias, passeios, restaurantes, compras).

 

Construção de hotéis e cruzeiros refletem na economia

Em Maceió, 15 novos hotéis foram construídos e outros meios de hospedagem reformados, tornando a cidade mais atualizada em rede hoteleira. Com isso, reflexo na capital é bastante positivo, já que a hotelaria é uma referência no Nordeste, não apenas pelos números, como comenta a secretária.

"Isso se dá não apenas pelos números, mas pela qualidade, em sua totalidade são de empreendedores alagoanos confiantes na cidade. São meios de hospedagem com arquitetura arrojada, contemporâneos, e mesmo os mais antigos estão sempre renovando e ampliando o número de leitos. A hotelaria é um orgulho alagoano", enaltece Pessoa.

Segundo dados da Infraero, de dezembro de 2005 até setembro de 2012 houve aumento de 61,91% no fluxo de passageiros nacionais e internacionais, o que fez de Maceió a cidade um dos destinos mais procurados no Nordeste e a previsão é de receber cerca de 250 mil turistas na alta temporada.

Outro ponto de relevância para a injeção de dinheiro na economia local foi a chegada dos cruzeiros que já têm a capital alagoana como um dos destinos. Nesta temporada, a expectativa é de que 13 navios atraquem na capital. Para garantir serviços de qualidade, a secretaria vem realizando trabalhos constantes na cidade.

"A Semptur tem ótima parceria com o Porto de Maceió e o governo do Estado. Para esta temporada garantimos o espaço receptivo para receber melhor os turistas, com o Centro de Informação Turística, onde é distribuído gratuitamente o mapa de Maceió em três idiomas; Um posto de primeiros socorros (em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde). Além disso, quatro associações de artesãos de Maceió comercializam, em sistema de rodízio, diretamente com cruzeiristas o artesanato alagoano", colocou a secretária.

Ela lembra ainda que boa parte dos cruzeiristas compra passeios com agências receptivas para conhecer os litorais Norte e Sul de Alagoas. Já os turistas que preferem conhecer a cidade, além das belas praias têm a opção de visitar museus, restaurantes e artesanato. "A Semptur também produziu dois roteiros, que são distribuídos aos visitantes, sobre museus e equipamentos culturais do Centro de Maceió".

Parcerias firmadas e treinamentos com comerciantes

Tantas conquistas foram frutos de parceiras firmadas e que contribuíram para alavancar a economia do setor em Maceió. "Entendemos que o turismo é uma atividade conjunta, por isso, trabalhamos em parceria com todas as secretarias do município (infraestrutura, trânsito, iluminação, e meio ambiente). Com o sistema S (Sebrae, Senac, Senai e Sesc), e com as entidades do turismo: Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel), Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV), Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares (SHRB) e Sindicato dos Guias".

Cláudia Pessoa lembra ainda que com o crescimento do turismo, a secretaria investiu em treinamentos com comerciantes e artesãos para garantir um atendimento diferenciado aos turistas que desembarcaram na capital. "A Semptur sempre promoveu seminários de sensibilização turística direcionados aos profissionais da cadeia produtiva (taxistas, jangadeiros, recepcionistas, guias de turismo). Esses seminários foram realizados em parceria com o sistema S, secretarias do município e entidades de turismo. O objetivo do seminário é sensibilizar os profissionais para entender que o turismo faz parte da comunidade, gera emprego e renda".

Apesar de Maceió ter belezas naturais que atraem os visitantes, ainda pode-se ver muita sujeira nas praias e ruas da capital. Questionada se há um trabalho conjunto com ambulantes e até mesmo a população e outros órgãos para tentar reverter essa imagem, Cláudia Pessoa lembra que o turismo não é apenas uma responsabilidade da prefeitura, mas de todo cidadão.

"Ou seja, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (SLUM) limpa, mas infelizmente vem alguém e suja. Este hábito precisa ser mudado com um trabalho educativo, que começa na sala de aula, para a nova geração aprender a manter a cidade limpa. O lixo não afeta apenas o turismo, mas a saúde da comunidade. Nos seminários de sensibilização turística já existe um trabalho de orientação aos prestadores para que recolham seu próprio lixo. Cito sempre o exemplo do prestador Renato. Ele chega cedo à praia da Jatiúca, limpa o espaço, coloca lixeira e começa a alugar cadeiras e vender bebidas. Quando termina o trabalho, ele recolhe o lixo e limpa sua área. É preciso que o cidadão também faça sua parte", alertou.

Copa do Mundo de 2014 e a capital do reveillon

Alagoas vem lutando para estar entre as capitais que querem ser sub sedes da Copa do Mundo de 2014. Para isso, muitas ações vem sendo realizadas além da preparação local com o setor. O Estado vem desenvolvendo uma campanha de divulgação intitulada ‘As praias da Copa’ e Maceió está entre elas. Mas, o que pode ser melhorado para que esse trabalho dê resultado positivo?

"Maceió é um destino perto de Salvador e Recife, o que facilita o acesso dos turistas para conhecer a cidade, bem como atende a todos os requisitos para abrigar o treinamento das seleções. Desde 2005, a Semptur participa das reuniões da Copa do Mundo, apresentando o destino Maceió e, certamente, seremos uma das sub sedes, porque temos toda a logística para atender às seleções".

Em contrapartida, eventos de grande porte já começaram a atrair turistas de todo o Brasil e do exterior. Em dezembro, com a consolidação da capital do reveillon, Maceió já colhe frutos com mais de 90% de ocupação dos hotéis nesta época do ano. Com isso, os eventos mais marcantes em Maceió já entraram na rota nacional. Esses investimentos podem garantir o sucesso e transformar Maceió na capital da virada.

"Maceió está se consolidando também como cidade de eventos. O produto 'Maceió, capital do réveillon' é a uma parceria dos setores privado e público que está dando certo. Desde o dia 20, a hotelaria registra mais de 90% de ocupação. Já para a virada do ano a taxa de ocupação é 100%. Com certeza, este evento vai entrar para o calendário turístico da capital alagoana".

Gestão que continua com Rui Palmeira

Cláudia Pêssoa é uma das secretárias da atual gestão que permanecerá com Rui Palmeira. A decisão de mantê-la na gestão de Rui Palmeira se deve a partir dos reflexos sentidos na economia local. Ela comemora a conquista. "Estar à frente da Semptur é gratificante, principalmente com o apoio das entidades de turismo, que endossaram meu nome para a condução da pasta a partir de 2013. Entendo que meu compromisso não será o da continuidade do trabalho que desenvolvemos nesses oito anos, mas o começo de uma gestão focada em resultados e um novo momento para a cidade de Maceió, que tanto amamos".

Questionada sobre quais projetos iniciados na gestão atual terão continuidade no governo de Rui Palmeira, Cláudia Pêssoa garante que todos aqueles que tiveram resposta positiva, seram mantidos. "Como os centros de informação turística, a participação em feiras e eventos, capacitação e famtour (familiarização com o destino) para os agentes de viagens e operadores, seminários de sensibilização turística e, principalmente, a parceria com os setores público e privado para desenvolver o turismo em Maceió", finalizou.