O ano de 2012 foi especial para o setor turístico. Projetos, ações estratégicas e políticas públicas focadas no desenvolvimento marcaram o “boom” da atividade no Estado, além da consolidação do destino nos principais mercados emissores nacionais e internacionais. Foram novas campanhas, novos hotéis, inaugurações de obras de infraestrutura turística, entrada de novas companhias aéreas e voos na malha aérea regular, bem como fretamentos para alta temporada e criação de documentos de diretrizes políticas.

Alagoas tem uma carteira de projetos com novos hotéis sendo construídos, alguns em fase de licenciamento e outros já inaugurados ou ampliados. De 2007 a 2011, foram inaugurados 12 novos hotéis. De acordo com o superintendente de Investimentos da Setur-AL, Marcos Pradines, esses empreendimentos são tanto de investidores de fora, como de empresários locais, que acreditando nesse novo momento do Estado, investem em Alagoas.

Em 2012, contando com os empreendimentos que serão inaugurados até o dia 30 de dezembro, teremos seis novos hotéis. São eles: Ritz Suítes, Meridiano, Holiday Inn, Barra Bali Beach, Complexo Iloa e Ponta Verde Praia do Francês, totalizando a inserção de 3.651 leitos, só neste ano, além da geração de empregos diretos (1.065) e indiretos (4.260). Existe ainda uma cartela de empreendimentos em fase de licenciamento ambiental.

O fluxo e a ocupação hoteleira continuam crescendo em Maceió. Segundo os dados da Infraero, o mês de novembro teve um crescimento de 26,8%, comparado ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano ‘janeiro-novembro’ (1.544.001) movimentou praticamente a mesma quantidade de turistas do fluxo do ano inteiro em 2011 (1.549.882). Já a ocupação se mantém acima da média brasileira. Nos meses de alta temporada e nos feriadões prolongados, a média chega a 98%, variando de 80% a 100% de ocupação. A média foi mantida nos meses de baixa.

Segundo hoteleiros, a quantidade de eventos captados e sediados no Estado tem diminuído os efeitos da sazonalidade. Para eles, o investimento do segmento de turismo de negócios e eventos é a fórmula para manter o equilíbrio na taxa de ocupação hoteleira.

O trabalho de apoio e captação de eventos é feito pelo Maceió Convention em parceria com a Setur-AL. Em 2012, 11 eventos foram captados e 38, apoiados. A secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, ressalta que o turista de eventos e negócios gasta muito mais do que o turista convencional, além de ser um excelente formador de opinião.

Em função das novas indústrias e empresas que estão se instalando em Alagoas, o perfil corporativo já representa um percentual significativo na taxa de ocupação dos hotéis. O equilíbrio entre lazer e negócios contribui para que a média de ocupação dos hotéis se mantenha estável durante todo o ano.

Governo investe em obras de infraestrutura turística

O governo investe na infraestrutura necessária, com destaque para o saneamento, acesso viário, energia e segurança, tudo atrelado a políticas públicas eficazes, preservação do meio ambiente e qualificação dos produtos e serviços. A entrega da duplicação da AL-101 Sul, entre a capital e a Barra de São Miguel, foi um marco para o setor e para o Governo.

As obras de saneamento do Francês, em Marechal Deodoro, orçada em R$ 12 milhões, estão com 50% de execução, e a Alça da Flamenguinha, que reduzirá a distância do Aeroporto de Maceió a Maragogi, no Litoral Norte, também está avançada.

A última notícia sobre infraestrutura turística foi o convênio do Ministério do Turismo, que destinará R$ 33 milhões à duplicação da rodovia AL-220, no trecho que liga os municípios da Barra de São Miguel e São Miguel dos Campos. Os recursos fazem parte do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo.

Regionalização

Ações voltadas para a regionalização foram pontos de discussões do Fórum Estadual do Turismo. Neste ano, a criação e distribuição da Cartilha de Regionalização e Classificação Turística deram um pontapé ao trabalho de definição dos níveis de desenvolvimento dos 102 municípios alagoanos.

Essa ação foi reconhecida estadual e nacionalmente. O Governo do Estado de Alagoas a premiou como ação inovadora e o Ministério do Turismo tomou-a como exemplo para outros estados da Federação.

Já as oficinas para elaboração do Plano de Estado do Turismo, realizadas durante 2012, foram finalizadas no dia 11 de dezembro, com a validação do documento. A versão preliminar do plano está disponível no site www.turismo.al.gov.br, durante 30 dias para consulta pública.

Divulgação do destino ganha força

Outras ações ligadas aos destinos e produtos de Alagoas são as novas campanhas da Secretaria de Estado do Turismo. Em 2012, duas foram lançadas: Alagoas: As praias da Copa e Maceió: Capital do Réveillon.

“Como Alagoas está estrategicamente localizada entre duas cidades-sede de jogos da Copa, e, por isso, o Ministério chancelou nove municípios para receber turistas, além de termos sido selecionados pela Fifa, na 1ª etapa, para funcionarmos como Centro de Treinamento, decidimos juntar às nossas belas praias à realização do evento”, explicou o superintendente de Marketing, Paulo Kugelmas.

Já a segunda campanha, nasceu com a ideia da Secretaria de Estado do Turismo, do Maceió Convention & Visitors Bureau, da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e dos empresários, de destacar a capital alagoana como destino das festas de fim de ano, que já vem ganhando grande espaço no Nordeste, com a organização de grandes eventos.

As campanhas da Setur-AL e as regiões turísticas do Estado são divulgadas durante todo o ano nas feiras e eventos do setor realizados para agentes de turismo e operadores. Em 2012, Alagoas participou de 24 eventos (nacionais e internacionais) e realizou Famtour, Road show e workshops em diversas cidades do país, como Brasília, Ribeirão Preto, além de cidades de mercados emissores internacionais: Portugal, Uruguai, Chile e Argentina.

Malha aérea regular de Maceió teve incremento em 2012

Desde o início do ano, as companhias aéreas têm inseridos novos voos na malha aérea regular. As companhias GOL, Trip, Azul e TAM incrementaram a malha com voos de Salvador, Brasília, Campinas, São Paulo, Natal e Porto Alegre.

Em outubro, Maceió começou a operar com três voos diários pela Avianca. As operações contemplam mercados emissores de turistas para Alagoas (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), o que aumenta o fluxo de passageiros e melhora a taxa de ocupação nos hotéis, somada à oferta de voos regulares .

Alinhados com o segmento de turismo de negócios e eventos – que tem diminuído os efeitos da sazonalidade no estado-, os voos vão movimentar o fluxo de turistas ainda mais. “É um ótimo momento para o turismo em Alagoas”, declarou Kugelmas, superintendente de Marketing da Setur-AL.