Havia um “zum zum zum” na cidade de Traipu se a então prefeita eleita, Maria da Conceição Texeira Tavares, conhecida como Conceição Tavares (DEM), poderia ser diplomada ao cargo conquistado nas urnas, em outubro deste ano.

Na manhã desta quarta-feira (19), o juiz da 20ª Zona Eleitoral, Maurício Brêda, expediu o diploma e acabou com a dúvida que atormentava os moradores. Após receber o certificado - ao lado do vice-prefeito, Erasminho (PRTB), dos vereadores e suplentes diplomados - a nova prefeita dos traipusenses comemorou.

Familiares, amigos, correligionários e populares festejam essa nova era para o município. Todos sabem que Conceição Tavares conseguiu chegar ao cargo depois de ter enfrentado o seu maior adversário político na cidade, o prefeito afastado - Marcos Santos (PTB), e saiu vitoriosa do pleito de outubro.

Porém, entre os anos de 2011 e 2012 existiu uma troca de cadeiras no Executivo traipusense entre Conceição Tavares - que preside à Câmara de Vereadores, e a atual prefeita e vice-prefeita, Julliany Machado (PTB), desde o afastamento de Marcos Santos - em setembro de 2011.

No entanto, Machado - que também é nora de Santos - ficou no comando da Prefeitura no lugar do sogro. Entre idas e vindas, Julliany e Conceição trocaram acusações, foram também afastadas dos cargos e dividiram a mesma cadeira por diversas vezes.

Na Câmara de Vereadores, os parlamentares cassavam o mandato de Machado por improbidade administrativa. Em seguida, Conceição reassumia o posto mais uma vez. Depois, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) devolvia o mandato para Julliany.

Do ano passado para cá os grupos políticos de Santos e Tavares ficavam em “dobradinha” no Poder Executivo, sempre com denúncias e trocando farpas entre gestores. Com toda essa confusão na política local, a considerada "dança das cadeiras" na Prefeitura incomodou toda população.

Na eleição de outubro, Conceição Tavares e Marcos Santos se enfrentaram - de novo – na briga pelo cargo de prefeito. Contudo, ela conseguiu vencer o prefeito afastado nas urnas com 6.518 votos (52,65% dos votos válidos). Santos, que ficou conhecido como o “dono” de Traipu, obteve 5.643 votos (45,58% dos votos válidos) - sendo derrotado com uma diferença de 875 votos.

Portanto, após todos os problemas políticos na cidade e com a entrega do diploma pela 20ª Zona Eleitoral, Conceição Tavares assume (de fato e de direito) - em 1º de janeiro de 2013 - o comando do município de Traipu.

Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com