Após várias dúvidas se os candidatos eleitos em Mar Vermelho seriam diplomados, o clima de ‘tensão’ foi encerrado nesta terça-feira (11). Juliana Almeida (PMDB) e André Almeida (PSD), respectivamente, prefeita e vice-prefeito receberam os certificados de eleitos na eleição de outubro.
No facebook, a prefeita eleita publicou uma foto ao lado de vice comprovando diplomação e mostrando que administrarão o município pelos próximos quatro anos. Vários amigos e seguidores também aproveitaram a oportunidade para parabenizar os novos gestores.
“Boa sorte pra vocês! Que com a graca de Deus você consiga dar um jeito na nossa querida Mar Vermelho! Felicidades você está voltando para um lugar que não deveria ter saido!”, escreveu uma seguidora.
Já outra seguidora completou: “A diplomação garante a lisura do pleito. Parabéns nossa prefeita!”
Passada a eleição, existiam dúvidas na cidade se a então prefeita eleita seria diplomada e assumiria o cargo em 1º de janeiro de 2013.
O motivo?
A atual prefeita e candidata derrotada nas urnas, Quitéria Berto (PP), entrou na Justiça Eleitoral contra Almeida devido a compra de votos - flagrada pela Polícia Militar (PM) - por familiares de Juliana Almeida. O fato aconteceu no sábado, 06 de outubro, horas antes do pleito, quando um carro foi apreendido com santinhos da candidata, uma relação de nomes de eleitores e com notas autorizando a compra de mercadoria.
Na coluna do ET, da Tribuna Independente, o jornalista publicou uma nota dando conta de que à Justiça Eleitoral poderia decretar uma nova eleição em Mar Vermelho. Na nota, o jornalista enfatizou o seguinte:
“Já há quem diga que uma nova eleição deva acontecer em Mar Vermelho. Informações dão conta que até um líder político, que por sinal já foi prefeito e é tido como ficha suja, começou nesse embalo, a pedir voto para a esposa, confiante nessa possibilidade, que vai depender de um desfecho da Justiça Eleitoral por esses dias. Como Juliana teve mais de 50% dos votos válidos, ou seja, 61,83% (1.618 votos no geral), nesse caso, conforme o regulamento da lei eleitoral, tem que haver um novo pleito”, escreveu Edmilson Teixeira.
Entretanto, os Almeidas – Juliana e André ( que são primos) - foram diplomados prefeito e vice-prefeito. Numa disputa acirrada - mas com uma vitória bem folgada - Juliana venceu nas urnas com 1.618 votos (61,83% dos votos válidos) contra 999 votos (38,17% dos votos válidos) de Quitéria Berto.
Juliana foi eleita com 619 votos a mais que sua adversária e ficará no cargo até 2016.
Será?
Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com