Há quem diga que 2014 ainda está longe de acontecer. Será? Mas terminada as eleições municipais de 2012 os futuros postulantes aos cargos de senador, governador e deputados estadual e federal se articulam para obterem chances de vitória no próximo pleito. Em Palmeira dos Índios, terceira maior cidade do Estado de Alagoas, vários nomes estão sendo colocados para “apreciação” popular. Óbvio, quem tem o PODER nas maõs larga com uma grande vantagem pela forma política que serão tratados os acordos.

De um lado, reeleito para mais quatro anos, o prefeito James Ribeiro (PSDB) ‘vem com tudo’ em 2014. Nos bastidores, conversando com amigos e correligionários, Ribeiro se envaidece com a possibilidade de lançar a esposa – Mosabele Ribeiro – como candidata a deputada estaudal. O cunhado – atual deputado estadual Val Gaia (PSDB) – pensa em duas possibilidades: disputar o cargo de deputado federal ou tornar-se Conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas (TC-AL) ocupando uma cadeira que já foi do pai - o conselheiro aposentado Edival Vieira Gaia.

Numa outra situação, surge o nome da ex-prefeita de Estrela de Alagoas, Ângela Garrote (PP), que também almeja pleitear uma das vagas para Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). A ex-prefeita arrasta votos em terras palmeirense. Além disso, Ângela Garrote tem um grande respeito e livre acesso entre a maioria dos prefeitos alagoanos. Ela, que conseguiu eleger este ano o filho – Arlindo Garrote (PP) – prefeito do município estrelense, comanda o Executivo desde 1997 no início da gestão do ex-prefeito Antônio Garrote (falecido) - que era esposo de Ângela. São quinze anos – até 2016 serão mais quatro - que os Garrotes administram o pequeno município de Estrela de Alagoas.

A opção poderá ser ainda a suplente de deputada estadual Patrícia Sampaio (PT). A petista foi derrotada nas urnas deste ano quando saiu candidata à prefeita de Palmeira dos Índios. Sampaio ficou na quarta colocação com uma votação de 2.531 votos (6,85% dos votos válidos). A empresária – apesar da derrota de outubro - continua com os projetos sociais e os trabalhos políticos que sempre realizou. Do mesmo partido, o PT, aparece o nome do deputado palmeirense Ronaldo Medeiros. Atuante, Medeiros – não há dúvidas - tem realizado um excelente trabalho na Casa de Tavares Bastos. Dos 27 parlamentares, Ronaldo Medeiros é um dos deputados que mais se destaca politicamente pelos discursos contundentes no plenário da ALE.

Sem mandato e sem Prefeitura, o agropecuarista e ex-prefeito de Igaci, Petrúcio Barbosa (PTB), deverá colocar um parente para concorrer a um cargo eletivo em 2014. Também derrotado na eleição de outubro em Palmeira (ficou em segundo lugar) e Igaci ( com o sobrinho e atual prefeito Toinho Barbosa - PTB), Petrúcio poderá ser a bola da vez ou lançar o sobrinho/prefeito. Toinho Barbosa, no entanto, fica no comando do Executivo até o dia 31 de dezembro. Dizem, ainda não é certo afirmar, que Barbosa poderá colocar a filha - Manuella Barbosa – como candidata da família. Será?

Já o ex-deputado estadual Gervásio Raimundo é um veterano em fazer política na cidade palmeirense. Pai/avô do deputado estadual e segundo secretário da ALE, Marcelo Vitor (PTB), “seu Gervásio”, como é chamado na região, conseguiu eleger o neto - Ronaldo Correia dos Santos Junior, o Roninha (PRB) – vereador na terra de xucurus-cariris. Com esta vitória de outubro, assim como fez com Marcelo Victor que deixou o cargo de vereador em Maceió para entrar na ALE em seu lugar, Gervásio Raimundo quer o neto ocupando a vaga de Victor em 2014. Por outro lado, Marcelo Victor se lança candidato a deputado federal.

2014

Mas, 2014, em Palmeira do Índios, a briga pelo voto será mesmo entre às famílias que – de certa forma – sempre estiveram envolvidos na política. Porém, vale ressaltar, que o município já ocupou várias cadeiras na Casa de Tavares Bastos. Na mais recente história da política tivemos representantes como os ex-deputados estaduais Geraldo Sampaio, Jota Duarte, Fernando Duarte, Edival Gaia (Pai) e na Câmara Federal o ex-prefeito Helenildo Ribeiro (falecido).

Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com