O ex-deputado e prefeito eleito de Canapí, Celso Luiz (PMDB), tem sido um dos eleitos com destaque no meio dos gestores alagoanos. Na última segunda-feira, 26, na reunião da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o ex-deputado foi o mais cumprimentado e ‘paparicado’ entre os prefeitos.
Pela primeira vez na entidade (acredito ser a primeira visita pós-eleição), ao entrar na sede da AMA, mais magro e com uma nova aparência física, Celso foi parabenizado diversas vezes por sua vitória no município. De um lado para o outro, ouvia-se alguns 'gabos' ao futuro prefeito sertanejo: “Celsinho!, Celsinho!, parabéns pela sua eleição vitoriosa. Que bom, tê-lo como companheiro novamente. Seja bem-vindo!”, esbravejou um colega prefeito.
Celso, enquanto recebia elogios dos prefeitos, na outra sala dos “prefeitáveis”, estava o atual – até 31 de dezembro, José Hermes (sem partido), observando toda movimentação e sentindo o gostinho final do Poder que foi seu (dele) por oito anos.
Celso Luiz ocupará um novo cargo público a partir de 2013. Desde que deixou o mandato de deputado estadual, em 2005, foram sete anos longe do Poder. O ex-deputado foi eleito prefeito com 5.069 votos (55,16% dos votos válidos) vencendo o grupo de Zé Hermes.
Na disputa de outubro, o atual prefeito colocou Lharyssa Mariano (PSDB) – substituindo o sogro dele, Zé Mariano (PSDB) – que ficou com 3.747 votos (40,77% dos votos válidos). Na Câmara de Vereadores, Celso Luiz conseguiu ainda sete dos nove vereadores do legislativo municipal.
Poderio político
O ex-deputado retorna ao Poder em 2013 (como prefeito) após alguns anos longe da vida pública, porém, nos bastidores sempre atuou para eleger seus familiares. Em 2006, por exemplo, a esposa – Maria Cleide Costa Beserra (chamada de Cláudia Brandão) – foi eleita deputada estadual. Logo depois, em 2009, o ex-presidente da Casa de Tavares Bastos emplacou Cláudia Brandão como conselheira do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL).
Em 2008, conquistou as prefeituras de Belém (com Valma Brandão - cunhada) e Inhapí (Bel - irmão). No pleito de 2012 foi vitorioso apenas em Canapí (ele eleito) e Belém (sobrinho da atual prefeita/cunhada). Mas, após tantos encômios partindo dos prefeitos, Celso Luiz parece manter o mesmo prestígio dos tempos áureos de presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).
Será?
Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com