Quando inventaram Alagoas, em 1817, tiveram o cuidado de capar as terras ao sul de Pernambuco onde havia bastante água.
Mais precisamente, numa linha reta, de modo que do litoral para o sertão e do sertão para a beira do rio São Francisco medisse no máximo 100 quilômetros.
Se há um estado nordestino que não poderia se queixar da seca, é Alagoas. Mas, por ironia, Alagoas é o único Estado banhado pelo rio São Francisco sem irrigação pública no semi-árido.
E isto entra governo e sai governo, de modo que o sujo não pode falar do mal-lavado, ou seja, todos são culpados.
É tanta água em Alagoas que essa abundância de recursos hídricos cunhou o nome do Estado e, das lagoas – são quase 90, contando-se com as fluviais – surgiu Alagoas.
E Maceió!?
O nome da capital já reverencia um alagadiço e os nomes dos bairros, na maioria, sugere o passado de frescor. Bebedouro, Poço, Ponta Grossa, Ponta da Terra, Ponta Verde, Pajuçara, Levada, Prado, Coreia...
E saber que Maceió vai se submeter ao racionamento de água é o mesmo que saber que o esquimó está racionando gelo.
Já contaram quantos rios correm para o mar de Maceió?
E por que o maceioense terá de implorar agora: traga-me um copo d´agua, tenho sede. E essa sede pode me matar.
De sede.
Pera aí! Pensando bem: comida é pasto e você tem sede de quê?
NINHO TUCANO
O futuro prefeito de Maceió, Rui Palmeira, estará segunda-feira, 3, em Brasília, para participar do encontro promovido pela executiva nacional do PSDB com os prefeitos eleitos pelo partido.
O encontro está previsto para começar às 8 horas, no Hotel Naoum, no Setor Hoteleiro Sul, e contará com a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Também estarão presentes o presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), o senador Aécio Neves (MG) e o presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), Tasso Jereissati.
O encontro servirá para preparar os futuros prefeitos tucanos. O tema é: “Faça um bom mandato: informações e reflexões para gestão municipal”.
GUERRA É GUERRA
E por falar no futuro prefeito Rui Palmeira, tem gente preocupada e querendo saber o que é que o Rui Guerra vai fazer na prefeitura a partir de 2013.
TOMA LÁ ...
A vereadora Heloísa Helena vai processar o prefeito Cícero Almeida por tê-la chamado de “vigarista e legisladora de causa própria”. Heloísa quer que o prefeito prove que ela é vigarista.
DÁ CÁ
O prefeito Cícero Almeida vai processar o médico Hélio Moraes por tê-lo chamado de “Cícero Ladrão”. Mas, antes de processar o irmão da vereadora Heloísa Helena, o prefeito o desafiou para um duelo.
-“Venha dizer isso (chamá-lo de ladrão) na prefeitura!” – desafiou o prefeito Cícero Almeida, no ar, durante o programa do França Moura na Rádio Jovem Pan.
Dizem que o prefeito Cícero Almeida se preparou para o duelo à mão, mas, se for preciso também está preparado para o duelo à bala.
E não é bala de coco...
PROVA DE FOGO
O senador Renan Calheiros se submete nesta quarta-feira, 28, a mais uma prova de fogo, na condução dos debates sobre a Medida Provisória de trata da renovação das concessões para exploração e comercialização de energia elétrica no país.
Relator da MP que é a “menina dos olhos” da presidente Dilma, dizem que se o senador Renan se sair bem na prova de fogo pavimenta sua eleição para a presidência do Senado.