A este blogueiro, um vereador que estava na reunião realizada ontem, 20, no auditório da sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), revelou que a disputa pelo cargo de presidente da União dos Vereadores de Alagoas (UVEAL) poderá ter novos fatos.

O parlamentar – que prefere não se identificar - disse que os candidatos – Hugo Wanderley (PMDB/Cacimbinhas) e França Júnior (PSDB/ Palmeira dos Índios) - poderão se unir em busca do fortalecimento da UVEAL. Segundo o edil, apesar de Hugo e França estarem em “lados opostos”, os dois vereadores devem escolher a melhor forma de manter a entidade forte e unida.

Na contramão da informação, em contato com este jornalista, França Júnior disse que mantém sua candidatura à presidência da UVEAL. O vereador palmeirense explicou que na próxima semana estará se reunindo com “caciques da política alagoana” para tratar de assuntos sobre sua candidatura

“Tenho conversado com o Hugo sim, mas não fechamos nada. Não descarto junção, com sinceridade, mas há um movimento interno que propõe à inversão. Mantenho minha candidatura e tenho reuniões na próxima semana com caciques da política alagoana - ligados ao governador Téo Vilela (PSDB) - para angariar votos”, respondeu.

França Júnior afirmou também que mantém os apoios de parlamentares em vários municípios alagoanos. E, mais uma vez, disse que continua conversando com seus colegas - antes de tomar qualquer decisão.

“Tenho apoios em Flexeiras, Arapiraca, Maceió, Olho d’Água das Flores, Minador do Negrão, Cacimbinhas, enfim, tenho que conversar com todos eles (os vereadores). Tudo ainda permanece na base da conversa, mas mantenho firme minha candidatura em respeito ao grupo que me incentivou no início. Vou aguardar também uma posição do PSDB Estadual, pois vou procurá-los”, justificou o vereador.

E o senador Biu de Lira?

Por outro lado, vereadores de várias cidades de Alagoas andam “P” da vida com o senador Benedito de Lira (PP). Na mesma reunião, ontem (20), alguns parlamentares criticaram veemente o senador que – por engano? - assinou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC 35/2012) que acaba com os salários dos vereadores em cidades com menos de 50 mil habitantes.

Mas, de Lira, em resposta ao blog do Vilar, disse que assinou a PEC por engano e que - na votação em plenário - vai se posicionar favorável aos parlamentares, votando pela manutenção dos salários.

Enquanto isso não acontece, os edis continuam insatisfeitos com a posição tomada pelo senador Biu. Tanto que quando a assinatura de Benedito de Lira na PEC foi colocada – visivelmente para todos - no telão (ontem na reunião)... apenas responderam que o troco vai acontecer em 2014.

Será?

Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com