Agendado para ser entregue à população no próximo mês, o Plano Estadual do Turismo – documento de diretriz política para o setor- já tem escopo metodológico e será apresentado em reuniões durante esta semana.

Amanhã, 22, os funcionários da Setur-AL avaliarão a gestão descentralizada e discutirão se as diretrizes do Plano Nacional estão em consonância com o produzido para Alagoas. Já na sexta-feira, 23, o representante do Ministério do Turismo, apresentará os desdobramentos do encontro anterior para as câmaras temáticas do Fórum Estadual do Turismo (Foretur-AL).

O objetivo desses encontros é tornar o Plano de Turismo de Alagoas e as ações, visões e metas alinhadas com o regimento nacional. De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, esse é um momento muito importante e imprescindível. “Temos que trabalhar as ações em conformidade com o Mtur. O Plano está sendo preparado para entrega no dia 11 de dezembro e promoverá o desenvolvimento do setor e o planejamento por dez anos”, afirmou.

O Plano está inserido no Programa de Governo, Alagoas Tem Pressa, como projeto estruturante para o desenvolvimento do setor. Para Danielle, o Governo entende que o turismo é um dos setores que mais movimenta a economia, além de gerar empregos a custos baixos, e que, com o crescimento apresentado nos últimos anos, precisa efetivamente de planejamento para se fortalecer em produtos e serviços, além do posicionamento nos cenários nacional e internacional.

Durante o correr de 2012 diversas oficinas foram realizadas com a participação dos atores locais e das instâncias de governança das regiões turísticas, como a Metropolitana, Lagoas e Mares do Sul, Quilombos, Costa dos Corais e São Francisco, Sertão e Agreste. “Cada reunião funcionou como um encontro do Foretur-AL”, conta Renato Lobo, coordenador da ação no Alagoas Tem Pressa.