A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) acabando com os subsídios do vereador parece mais pirraça do autor, o senador Cyro Miranda, porque não passa no plenário.
Parêntesis: errei, mas o internauta (vê comentário) me corrigiu. O senador piauiense é Cyro Nogueira. A confusão deveu-se a que o senador piauiense Cyro Nogueira assinou e defende a PEC do seu homônimo Cyro, de Goiás.
Vamos aproveitar para esclarecer que político não recebe salário e sim subsídio. A proposta do senador Cyro Miranda é para acabar com o subsídio dos vereadores em municípios com menos de 50 mil habitantes.
Em Alagoas, por exemplo, seriam poucos os municípios onde o vereador seria remunerado. Vê-se por aí a extensão do estrago.
Eu digo que a proposta do senador parece “pirraça” porque estava no “fumódromo” na frente do Anexo II do Senado e ouvi dois candidatos a vereadores no Piauí se queixando do senador.
-“Não trabalho mais para o Cyro (Miranda)” – disse um.
- “E o Welington (Dias) também falhou. Ele prometeu me ajudar e nada” – acrescentou o outro.
Isso foi a uns quinze dias depois da eleição do primeiro turno; Welington disputou para a Prefeitura de Teresina e perdeu; e os dois candidatos a vereadores disputaram a eleição, um, no município de Catalão-GO, e o outro no município de Barras-PI.
Vê-se que alguns senadores não andam se relacionando bem com os vereadores e podem querer ir à forra.
Quando eu vi a PEC do senador Cyro me lembrei da conversa dos dois vereadores e conclui que se trata de “pirraça”. Pode ser que eu esteja vendo chifre na cabeça de cavalo, mas a verdade é que na falta de explicação plausível eu permaneço na visão.
O senador Benedito de Lira assinou apoiando a PEC sem saber do que se tratava. Imagino que o senador Benedito de Lira confiou na proposta do colega e se arrependeu depois, conforme se explicou para o vereador Anízio Amorim, presidente da Câmara de Murici.
O certo é que é mais fácil um boi voar do que a PEC ser aprovada. O vereador está para o deputado e o senador assim como a infantaria está para o exército, ou seja, são eles que vão na frente.
Só a “pirraça” poderia mesmo mover alguém no sentido contrário à ordem natural das coisas. Ou, então, muita inocência. Imagina se eles vão querer “matar” a infantaria...
Aliás, já disseram ao senador Cyro que era mais fácil o boi voar no Planalto Central do país, do que a PEC dele ser aprovada. E quem foi que disse isso ao senador Cyro? Será que foi o Benedito?
Eu acho que foi.