No último pleito eleitoral, Jair Soares Lira, o Jairzinho (PSC), prefeito de Lagoa da Canoa até 31 de dezembro, saiu vitorioso em dois municípios do agreste alagoano. Na cidade que administra, conseguiu eleger Álvaro Melo (PMDB) - seu sucessor - com uma votação de 5.008 votos (48,19% dos votos válidos).
Em Feira Grande, cidade onde o pai (Almir Lira Sobrinho - falecido em 2010) foi prefeito, Jairzinho derrotou o grupo do atual prefeito do município, Fábio Apóstolo de Lira (PTB) – o Fabinho da Granja, elegendo o irmão, Veridiano Almir Lira Soares, o Veridiano Almir (PMDB), com 6.196 votos (50,73% dos votos válidos).
Com duas prefeituras que serão administradas por gestores que ele próprio se esforçou para eleger, Jairzinho pensa em recuperar o mandato de deputado estadual que era do seu pai. Almir Lira (PRTB) conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) nas eleições de outubro de 2010, obtendo 22 mil votos. Porém, em dezembro, quando estava internado no Hospital do Coração, em São Paulo, teve falência múltipla dos órgãos.
A vaga de Almir Lira foi preenchida pelo suplente – à época – Arnon Amélio (PRTB). Segundo fontes – que preferem manter o nome em sigilo - ligadas ao prefeito de Lagoa da Canoa, apesar de ainda não confirmar sua candidatura, Lira tem pensado bastante na hipótese de sair candidato a deputado estadual - em 2014.
Conseguindo manter as bases políticas deixadas pelo legado político do pai, os prefeitos eleitos (dele) realizarem uma administração com destaque e os acordos não atrapalharem seus planos futuros, Jairzinho Lira – de acordo com correligionários - poderá lograr êxito em 2014 com uma votação – igual ou superior a de seu pai - que reserve um ‘assento’ no plenário da ALE.
Será?
É esperar até 2014 para ver os desdobramentos da política alagoana.
Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com