Nos bastidores, apesar vários nomes terem sidos lançados para disputar o cargo de presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para o biênio 2013-2014, parece que apenas três gestores levarão esta ‘briga’ adiante.
De um lado, o prefeito reeleito de Jequiá da Praia - Marcelo Beltrão (PTB) – foi lançado na frente pelo grupo do prefeito reeleito de Junqueiro, Fernando Pereira (DEM), que sugeriu ser um nome técnico para assumir o comando da AMA. Marcelo ainda conta com o apoio do senador Fernando Collor (PTB) que juntamente com a deputada federal e prefeita eleita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), declararam apoio ao nome dele.
Do outro, o também reeleito Cristiano Matheus (PMDB) continua animadíssimo com a pré-campanha rumo à presidência da AMA. Pessoas ligadas ao prefeito revelam que sua candidatura tem o apoio irrestrito do senador Renan Calheiros (PMDB). Além disso, o PMDB saiu das eleições do último dia 07 fortlecido e conseguiu eleger o maior número de prefeitos: 25 no total. No entanto, Matheus tem revelado aos seus aliados que não sai da disputa por nada: é candidato forte.
Seguindo ainda no páreo, apoiado pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), os tucanos querem o prefeito eleito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas (PSDB), presidente da AMA. Dantas não abre mão de concorrer ao cargo que comandou por dois mandatos. Além de Téo Vilela o prefeito contará com o apoio do senador Benedito de Lira (PP).
As articulações e os acordos políticos continuam sendo feitos nos bastidores e internamente. Sabe-se, porém, que dos nomes lançados – até o momento - todos têm ligações com os três grupos políticos que dominam o Estado: Collor, Renan e Téo.
Sabe-se nas conversas internas e bate-papos políticos que o novo presidente da AMA terá grande influência na eleição de 2014. O prefeito eleito para presidir os interesses dos 102 gestores alagoanos influenciará diretamente e politicamente nos acordos para o próximo pleito eleitoral.
Além disso, claro, contará com prestígios e privilégios que só quem senta na cadeira de presidente da AMA sabe o ‘gostinho’ de comandar a entidade dos 102 prefeitos de Alagoas.
Será???
Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com