Na manhã desta segunda-feira (12), a coordenação do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) realizou um Workshop para elaboração do plano de ação para os Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Turismo do Estado. O objetivo dessa iniciativa é promover uma integração dos arranjos com o Plano Estadual de Turismo e o Programa de Regionalização do Turismo. O encontro aconteceu na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

Na ocasião os gestores, a coordenação dos arranjos pela Setorial e a coordenação do PAPL, formada por equipes técnicas da Seplande, Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e Sebrae/AL, apresentaram o andamento de ações e escopos de projetos desenvolvidos para o segmento.

“Nesse primeiro momento, nosso objetivo é promover o compartilhamento de informações. Como as organizações dos APLs estão segmentadas em setoriais e até órgãos distintos, é preciso que tudo esteja amarrado e que os envolvidos saibam o que é da competência de cada um. Pensamos também em impedir a repetição de ações em um mesmo território, sabendo que algum projeto já é desenvolvido em tal região, não é necessário criar outro. Trabalharemos com a ideia de integrar as ações que já existem nesse sentido”, explica a diretora de APLs da Seplande, Fátima Aguiar.

Durante a apresentação da Seplande, a gerente de Monitoramento de Cadeias Produtivas, Geanne Daniella, explicou a necessidade de estabelecer indicadores para cada Arranjo. “Tratando-se de APLs, nós somos referência em todo o Brasil. De fato, exercemos um monitoramento do que é realizado aqui, encontramos uma metodologia que dá certo. Hoje nós conversamos sobre indicadores para 2013, mostramos uma lista que esperamos validar em breve”, enfatizou.

Além disso, a gerente demonstrou o funcionamento do portal Observatório de APLs, que será disponibilizado a partir do próximo mês e deve ser incrementar a gestão de todos os envolvidos na coordenação dos arranjos. “Dentro dessa plataforma serão disponibilizadas informações sobre tudo o que acontece em todos os arranjos do País. É necessário que todos saibam a importância dele, pois é com dados de todas as pontas dos arranjos que vamos alimentar a nossa página”, ressaltou Geanne.

A organização do PAPL conta com três APLs voltados para o Turismo, entre eles estão Caminhos do São Francisco, Lagoas e Mares do Sul e Costa dos Corais. Para os gestores, um dos pontos favoráveis da reunião foi a possibilidade de expor os gargalos enfrentados por cada um deles em sua respectiva região.

“Hoje nós tivemos a oportunidade de relatar os problemas que enfrentamos nos nossos territórios. Contar com a ajuda de todos os envolvidos é fundamental para o desenvolvimento dos arranjos, a articulação da área do APL não acontece de um dia para o outro, exige da gente muito trabalho. Dentro do APL Caminhos do São Francisco, por exemplo, já notamos notável crescimento no volume de investimentos. Alinhando as atividades, a tendência é de que essas iniciativas só venham a somar”, enfatiza o gestor do APL Caminhos do São Francisco, Mauro Coutinho.

Ainda este mês será realizada outra reunião para a validação do que pode ser aplicado dentro do que foi discutido durante o encontro de hoje. O intuito é de que as designações deste plano sejam inclusos dentro do Plano Estadual de Turismo e o Programa de Regionalização do Turismo, que serão finalizados no próximo mês. As ações vão contribuir para o desenvolvimento sustentável da atividade em Alagoas.