Nos preparativos para a alta temporada, técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realizaram, na manhã desta segunda-feira (12), blitz às margens da AL-101 Sul, no povoado Massagueira, para fiscalizar empresas que prestam serviços turísticos em Alagoas.

A fiscalização é para orientar e educar, com o objetivo de regularizar as empresas e guias de turismo que ainda não fizeram o seu cadastro no órgão delegado do Ministério do Turismo – Cadastur. A ação busca, ainda, detectar a prática irregular de transporte receptivo.

Segundo a coordenadora do Cadastur-AL, Rosário Passos Lima, esse trabalho que a Setur vem realizando é de fundamental importância, pois, além de promover a legalização dos serviços turísticos, traz conforto e segurança aos visitantes em passagem por Alagoas. Ela informou que o Sindicato dos Guias Turísticos (Singtur) apoia essa iniciativa.

Rosário lembra que, nos últimos dias 30 e 31 de outubro, a Setur promoveu palestras no sítio Fortaleza, em Marechal Deodoro, para informar aos prestadores de serviços turísticos, organizadores de eventos, hoteleiros, proprietários de bares e restaurantes, agências de turismo e guias de turismo sobre a obrigatoriedade do Cadastur, criado através da Lei 11.711/2008, e os seus benefícios.

As ações para melhoria dos serviços turísticos em Alagoas estão inseridas no Programa Alagoas Tem Pressa.