Acho que foi Plutarco que falou isso, e se não foi me corrijam, mas o certo é que alguém falou há muitíssimos anos:

-“Você pode encontrar cidades sem lei, sem ordem, sem justiça regular, sem moeda. Mas, jamais encontrará uma cidade sem o conhecimento dos deuses”.

Quem sabe se por ironia de Deus, deu-se então que coube a um politeísta chamado Abraão consagrar o monoteísmo. O Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo descendem todos de Abraão, pois foi ele que consolidou a crença no Deus único.

Muita coisa aconteceu nesses anos todos; houve assassinatos de papas, houve até papisa, uma mulher que conseguiu enganar a todos se passando por homem, e houve também o cisma e a reforma liderada pelo ex-frei Martinho Lutero.

Com a reforma de Lutero a Igreja Católica passou a enfrentar um concorrente forte na condução dos rebanhos, e muita gente desistiu dos dogmas impostos pelo Vaticano e mudou de religião.

Mas, por que o número de evangélicos está crescendo tanto ao ponto de “assustar” o Catolicismo antes hegemônico?

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil sustenta que não há esse crescimento e explica os números do IBGE pelo fim da prática de se registrar como católicos todos aqueles que se diziam sem religião. 

Não é bem assim, mas faz parte.

A verdade é que os brasileiros também estão descobrindo a diferença entre os dogmas católicos e o que Lutero pregou.

(Parêntesis)

Um exemplo pessoal, que eu mostro porque me serviu para reforçar a tese.

Estudei no Colégio Batista Alagoano, na administração do pastor Jetho Ferreira. O hoje pastor da 1ª Igreja Batista de Penedo, o pastor Jonas, foi meu colega na banda de música do Batista.

Lembro-me da Lecção, que era uma pausa nas aulas nos dias de 2ª. 4ª e 6ª feira, quando nos reuníamos no auditório para assistirmos filmes, palestras e peças de teatro. E duas coisas me chamaram a atenção e me marcaram hoje, passado todo esse tempo.

É o seguinte:

Ainda me lembro e canto – hoje – o hino com o qual costumávamos começar as reuniões. Era assim:

Vencedor serei/ Vencedor serei
Nada me espanta/ A causa é santa
Vencedor serei/
Vencedor serei/ vencedor serei
Com meu Jesus/ E sua cruz
Vencedor serei.

A outra coisa que me marcou, e que eu também não havia atentado antes, foi o filme onde um agricultor negro norte-americano ansiava por um trator e não tinha dinheiro para comprar. Ele reuniu a família depois de uma oração e disse que tinha sido orientado por Deus para recolher num depósito de vidro todas as moedas que juntasse ao longo do dia.

E assim conseguiu comprar o trator.

Moral da história: o número de evangélicos vem crescendo porque os evangélicos fizeram opção pela prosperidade. E os católicos optaram pela penitência.