O Centro de Convenções e a rede hoteleira de Maceió encantaram os organizadores de eventos do ‘business tour’ coordenado pelo Maceió Convention & Visitors Bureau, em parceria com a SETUR-AL. O primeiro dia do grupo foi de visitas técnicas às áreas para eventos e hotéis associados ao MC&VB e também de troca de informações com organizadores de eventos locais. O ‘tour’ acontece até o dia 11/11.

Durante encontro no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na manhã desta quinta, representantes do Maceió Convention e das secretarias Estadual e Municipal de Turismo apresentaram um pouco do que Alagoas tem a oferecer aos turistas de eventos. “Nosso Centro de Convenções, principal equipamento para eventos, assim como os hotéis possuem excelente estrutura para receber eventos, congressos e encontros nacionais e internacionais”, afirma Tariana Carvalho, superintendente do MC&VB.

Tariana ainda destacou outras qualidades de Maceió como sede de eventos: a infraestrutura, a facilidade de deslocamento, a excelente e moderna rede hoteleira, e também os atrativos turísticos como as praias, a cultura, os diversos destinos, o rio São Francisco, a gastronomia. “É fácil trazer eventos para Alagoas, pois todos querem conhecer. E o Maceió Convention dá todo o apoio para a captação desses eventos que gerem fluxo e divisas”, completa.

Durante os cinco dias de programação, o grupo poderá conhecer melhor a infraestrutura da capital alagoana e as opções de restaurantes e locais de entretenimento em cidades próximas, como Marechal Deodoro e Paripueira. O objetivo do business é fazer com que organizadores de eventos de outros estados, como São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina, conheçam os benefícios de realizar eventos em Alagoas, e divulguem aos seus clientes como o destino pode receber diversos eventos de pequeno a grande porte.

A representante da SEMPTUR, Maridalva Nunes, falou aos organizadores sobre o trabalho da secretaria de capacitação de prestadores de serviços, como taxistas, jangadeiros, artesãos, vendedores ambulantes, entre outros. “Maceió está preparada e de braços abertos para receber cada vez mais congressos e turistas de eventos”, avalia.

Já a secretária adjunta estadual de Turismo, Raquel Tenório, enfatizou o trabalho em conjunto da SETUR e do MC&VB para consolidar Alagoas como destino de eventos. “Hoje já estamos consolidados como destino de lazer, principalmente de sol e praia, mas agora queremos desenvolver o segmento de eventos e negócios. Já estamos sentindo os resultados desses dois anos de convênio com o Maceió Convention e renovaremos por mais dois anos”.

Troca de experiências

O grupo do business tour também teve um encontro com organizadores de eventos de Maceió, durante visita ao Hotel Ritz Lagoa da Anta. As empresas associadas ao MC&VB, Fabiane Eventos, MEP e Instituto Maria Augusta Monteiro, puderam apresentar seus trabalhos e dividir experiências com os convidados.

“Estamos encantados com a receptividade do povo alagoano e com a estrutura que estamos vendo, desde o aeroporto aos hotéis, tudo está surpreendendo”, afirmou a diretora da Praxis, Iracema Grahl, de Florianópolis