Faltando pouco mais de dois meses para eleição da presidência da Associação dos Municiípios Alagoanos (AMA) o clima entre os prefeitos ainda é de articulações e conversas - silenciosamente - com os nomes lançados. Os grupos que pretendem administrar a entidade estão correndo em busca dos votos dos gestores municipais.
Na mesa da disputa, ao cargo de presidente, vai se firmando o nome do prefeito reeleito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão (PTB), que tem garantido os votos de vários prefeitos alagoanos. Em conversa com o blog, Marcelo lembrou que a candidatura dele cresceu pela vontade dos prefeitos.
“A minha candidatura surgiu da indicação de vários gestores que me veem como o nome que une todos os prefeitos - independente de sigla partidária e/ou partido político - para tecnicamente ajudar os municípios alagoanos a superar as dificuldades encontradas”, falou o prefeito.
Indagado sobre uma matéria publicada no blog do jornalista Ricardo Mota - relatando que o senador Fernando Collor (PTB) e o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) se enfrentam na eleição da AMA - Beltrão negou haver ‘briga’ pelo cargo.
“O lançamento do Marcelo para o cargo de presidente da AMA não tem ligação com partido A, B ou C. É uma candidatura para unir todos os gestores e trabalhar em consonância com os 102 municípios. Alguns prefeitos que apoiam nossa candidatura também fazem parte da base de sustentação do governador”, revelou o prefeito de Jequiá da Praia.
Articulação
Candidatíssimo, o prefeito eleito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas (PSDB), também almeja o cargo que hoje é do atual presidente e prefeito de Cajueiro, Palmery Neto. Dantas, que já ocupou à presidência da AMA, se articula para manter o nome na disputa com o apoio de Téo Vilela.
Em Brasília, na semana passada, os candidatos – Beltrão e Dantas – tiveram uma conversa numa rodada de negociação. A imprensa divulgou que os dois fariam um acordo para que o pleito não fique polarizada. Porém, o jornalista Mozart Luna, no site Circuito Alagoas, revelou que Jorge Dantas disse que os entendimentos com Marcelo Beltrão estariam avançando bastante.
Outrosssim, Dantas declarou ao jornalista que a AMA tem um papel político importante a desempenhar e sem se esquecer do apoio técnico que deve ser dado ao gestor municipal - destacando que é necessário olhar para frente.
Mudança
De acordo com a coluna do jornalista Edmílson Texeira, o ET, divulgada no Jornal Tribuna Independente, o prefeito reeleito de Paripueira, Abrahão Moura (PP), abriu mão de disputar à eleição da AMA. Segundo a coluna, Moura agora mostra interesse em ficar com o Consócio Intermunicipal de Gestão de Iluminação Pública (Cigip), administrado hoje pelo prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima (PMDB).
Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com