O ex-deputado e prefeito eleito de Canapí, Celso Luiz (PMDB), saiu da eleição deste ano vencendo em duas prefeituras e derrotado em uma. No sertão, com 5.069 votos (55,16% dos votos válidos) o ex-deputado conseguiu vencer o grupo do atual prefeito Zé Hermes (PTB).
Hermes colocou na disputa Lharyssa Mariano (PSDB) – substituindo (Ver Matérias Relacionadas) Zé Mariano (PSDB) – que ficou com 3.747 votos (40,77% dos votos válidos). Na Câmara de Vereadores, Celso Luiz conseguiu eleger ainda sete dos nove vereadores do legislativo municipal.
Em Inhapí, administrada pelo irmão - Oberdan Tenório, o Bel (PMN), até 31 de dezembro, Zé Cícero do PT derrotou Bel que disputava à reeleição. O petista obteve 5.578 votos (63,78% dos votos válidos) contra 3.168 votos (36,22% dos votos válidos) obtidos pelo irmão de Celso.
Belém, no agreste alagoano, o ex-deputado conseguiu eleger o sobrinho da atual prefeita da cidade, Valmineide Vilar Malta Brandão, a Valma Brandão (PMN), que é esposa de Bel (Inhapi) e cunhada de Celso. Clênio Vilar (PMN) venceu a eleição com 1.899 votos (51,39% dos votos válidos) contra 1.796 votos (48,61% dos votos válidos) de Paula Santa Rosa (PRP). A filha da ex-prefeita Helena Santa Rosa perdeu por uma pequena diferença de 103 votos.
Em 2008, comandadas pelo mesmo grupo familiar, Celso Luiz conquistou as prefeituras de Belém (Valma Brandão) e Inhapí (Bel). O pleito de 2012 foi diferente. O ex-deputado saiu vitorioso apenas em Canapí e Belém, cidades onde serão administradas pela família Brandão pelos próximos quatro anos.
Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com