O projeto inovador da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL) intitulado de Cartilha de Regionalização e Classificação dos Municípios Turísticos de Alagoas ganhou o prêmio em 3º lugar no III Concurso de Ações Inovadoras do Governo. O anúncio feito nesta manhã, 30, no auditório da Escola de Governo, premiou mais dois projetos.
Segundo a organização do evento, as ações inovadoras são aquelas que caracterizam mudanças em práticas anteriores por meio de novos elementos de gestão pública e que produzam resultados positivos para o serviço público e a sociedade.
A secretária adjunta de Estado do Turismo, Raquel Tenório, agradeceu e parabenizou a equipe. Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, é com muita felicidade que a Setur-AL recebe esse prêmio. “Temos trabalhado diariamente para o desenvolvimento do turismo no Estado e a Cartilha de Regionalização foi o método que encontramos para classificar e interagir com os destinos de forma ordenada”, explica.
Hoje, o Ministério do Turismo também entendeu a ação como inovadora e busca trabalhar da mesma forma no Programa de Regionalização do Turismo, categorizando as regiões brasileiras no mesmo método. De acordo Danielle, a construção da Cartilha de Regionalização foi uma ação pioneira de Alagoas e que gerou repercussão nacional.
“Trabalhamos focados nas diretrizes políticas nacionais para construir um documento que classificasse os municípios em níveis de desenvolvimento turístico, para assim, poderem ser trabalhados dentro do Plano Estadual do Turismo – documento que será entregue em outubro de 2012”, explicou Novis.
Com a Cartilha é possível definir o nível territorial. Para o interlocutor do Programa de Regionalização por Alagoas, Renato Lobo, é muito gratificante ser referência e contribuir para o desenvolvimento turístico de outros estados.
Os coordenadores da criação da Cartilha de Regionalização, Renato Lobo e Deucila Vanja, garantiram que a cartilha é um documento inovador para o turismo do país. “Quando pensamos em turismo, temos que imediatamente pensar também em planejamento. Criamos o documento para estabelecer critérios de classificação turística, e então, apoiarmos os municípios”, explicou.
A Cartilha
Lançada no último Fórum Estadual do Turismo, em 2011, é considerada um documento didático, ilustrativo e grande contribuinte na classificação dos municípios turísticos para comercialização do destino.