A Secretaria de Estado do Turismo se inscreveu no III Concurso de Ações Inovadoras do Estado com o projeto da Cartilha de Regionalização, criada pela Setur-AL para orientar sobre os critérios de classificação turísticas dos municípios de Alagoas. De 53 inscritos ficaram, apenas sete foram selecionados para a final, que acontecerá no dia 26 de outubro.

Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, é com muita felicidade que a Setur-AL concorre a esse prêmio. “A Setur-AL tem trabalhado diariamente para o desenvolvimento do turismo no Estado e a Cartilha de Regionalização foi o método que encontramos para classificar e interagir com os destinos de forma ordenada”, explica.

Os coordenadores da criação da Cartilha de regionalização, Renato Lobo e Deucila Vanja, garantiram que a cartilha é um documento inovador para o turismo do país. “Quando pensamos em turismo, temos que imediatamente pensar também em planejamento. Criamos o documento para estabelecer critérios de classificação turística, e então, apoiar os municípios. Hoje, o Ministério do Turismo também entendeu nossa ação como inovadora e busca trabalhar da mesma forma no Programa de Regionalização do Turismo, categorizando as regiões brasileiras no mesmo método”, explicaram.

A Cartilha

Lançada no último Fórum Estadual do Turismo, em 2011, é considerada um documento didático, ilustrativo e grande contribuinte na classificação dos municípios turísticos para comercialização do destino.