As atuais prefeitas de Chã Preta e Mar Vermelho, respectivamente, Rita Tenório (PMN) e Quitéria Berto (PP) foram derrotadas nas urnas no último domingo (07), por seus principais adversários políticos (ex-prefeito e ex-prefeita) na cidade.
Em Chã Preta, o duelo se deu entre Rita Tenório e o ex-prefeito Audálio Holanda (PSDB). Holanda foi prefeito da cidade em dois mandatos: 2001-2004 e 2005-2008. O grupo de oposição se fortaleceu este ano para derrotar a atual prefeita que tentava sua reeleição. Rita saiu vitoriosa em 2008 após o rompimento entre seus maiores opositores na política.
À época, o ex-prefeito deveria ter apoiado Moab Tenório (quer era o vice-prefeito) para ocupar o seu lugar, entretanto, ele - Audálio - preferiu investir na candidatura de José Klinger Soares (PSB). Como estiveram em grupos políticos opostos, os dois aliados – Audálio e Moab - perderam o Executivo para Rita Tenório que conseguiu êxito em 2008.
Como o blog havia divulgado antes, o duelo da oposição era derrubar o grupo do ex-deputado federal Chico Tenório (Rita Tenório é esposa do ex-deputado e atual prefeita) que comanda o município há mais de três anos.
O resultado: no domingo, 07, Audálio venceu com apenas 11 votos de diferença, ou seja, 2.228 (48, 99% dos votos válidos). Rita obteve 2.227 (48,75% dos votos válidos). Pela terceira vez, Audálio Holanda vai comandar os destinos de Chã Preta nos próximos quatro anos.
Mar Vermelho
Quitéria Berto (PP) enfrentou a ex-prefeita Juliana Almeida (PMDB). Numa disputa acirrada - mas com uma vitória bem folgada - Almeida venceu nas urnas com 1.618 votos (61,83% dos votos válidos) contra 999 votos (38,17% dos votos válidos) de Berto. Juliana foi eleita com 619 votos a mais que sua adversária.
No entanto, a novidade é que Berto aguarda uma resposta da Justiça Eleitoral quanto à suposta compra de votos flagrada pela Polícia Militar (PM) por familiares de Juliana Almeida. O fato aconteceu no sábado, 06, quando um carro foi apreendido com santinhos da candidata, uma relação de nomes de eleitores e com notas autorizando a compra de mercadoria.
Aguardando um posicionamento da Justiça, Quitéria conseguiu apenas realizar o Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia regional de Viçosa.
E agora?
Disputas
Em 2004, Juliana foi eleita prefeita (apoiada pelo tio e ex-prefeito “Herminho”) com uma diferença de 121 votos contra Quitéria. Em 2008, Quitéria Berto foi eleita prefeita (com o apoio de “Herminho”) com 1.429 votos contra 1.230 de Juliana Almeida, portanto, 199 votos de diferença. Este ano, as duas disputaram mais uma vez o mesmo cargo e quem venceu foi Almeida (apoiada - novamente - pelo ex-prefeito e tio “Herminho”).
Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com