A disputa eleitoral em São Miguel dos Campos está bastante acirrada e pode deixar para trás o usineiro e empresário, Nivaldo Jatobá (PMDB), que concorre mais uma vez ao cargo de prefeito do município. Na disputa, Salustiano (PRTB) e o candidato à reeleição e atual prefeito, George Clemente (PSB), também estão no páreo pela Prefeitura.

Segundo fontes ligadas ao ex-prefeito, a indefinição está gerando preocupação entre o grupo político de Jatobá que, até o momento, não tem outro nome de peso para substituir sua candidatura.

O deferimento da candidatura do empresário ainda não foi julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Portanto, se o ex-prefeito continuar na disputa sem o registro de candidatura liberado pelo TSE os votos do domingo (7)  poderão ser anulados. Neste caso, se  ele for eleito para o cargo de prefeito, assume o candidato que ficar na segunda colocação da disputa.

Nivaldo Jatobá está sem o registro de candidatura e cabe somente a ele decidir se irá indicar outro nome - ou não - para disputar as eleições. Vale lembrar que o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) já negou o seu registro de candidatura em votação unânime (6x0) - que parece ser irreversível nesta reta final.

O TSE ainda não liberou o registro de Jatobá devido ao seu vínculo conjugal com a ex-prefeita e atual candidata a vereadora, Rosiane Santos (PMDB), com que manteve relação estável e tem um filho, o que configura para a Justiça Eleitoral um quinto mandato consecutivo do mesmo grupo familiar no Poder.

Informações no portal do TSE mostram que o processo referente ao ex-prefeito foi expedido no dia 25 do mês anterior e -  até o momento - não obteve resultado. Faltando pouco tempo para o pleito eleitoral, cientistas políticos e populares acreditam que Nivaldo Jatobá não possa ser candidato.

“Gostaria que ele fosse candidato. Mas, se o Sr. Nivaldo não puder, o meu outro já está definido. É também um candidato muito bom”, comentou uma moradora do bairro Hélio Jatobá.

Será?

 

Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com