Em São José da Laje à disputa pela Prefeitura do município ganhou novos rumores. Com a desistência do atual prefeito e ex-candidato à reeleição, Márcio José da Fonseca Lyra, o Dudui (PP), a repercussão na cidade também é grande.

No pleito, continuam o filho do ex-prefeito do município, Bruno Rodrigo Valença - o Rodrigo de Neno (PMDB), Rose Mary Lopes Bengo - Rosa Bengo (PSB), e o substituto de Dudui, José Wilson Morais de Andrade – o Zé Wilson (PP).

Segundo pessoas ligadas ao prefeito, Dudui desistiu da disputa após ter sido orientado pelos advogados e pessoas mais próximas por conta das denúncias contra o gestor. Uma delas, inclusive, foi pedido pelos vereadores de oposição – em 2011 - aos órgãos fiscalizadores para o afastamento do chefe do executivo municipal. Na Comissão Especial de Inquérito (CEI), por exemplo, foram constatados desvio de recursos federais destinado à educação durante o período de 2009 e 2010 e falta de repasse de recursos ao Fundo Previdenciário do Município.

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) também havia entrado com uma representação no Ministério Público do Estado (MPE) contra à Prefeitura de São José da Laje por denúncias de Improbidade Administrativa. A eleição, portanto, tem favorecido Rodrigo de Neno nesta reta final.

"Neno da Laje" = Rodrigo de Neno

Em palanque, o ex-prefeito de São José da Laje, Paulo Roberto Pereira de Araújo, o "Neno da Laje" (PRTB) – pai de Rodrigo – tem repetido diversas vezes que às acusações feitas contra ele – a época em que foi prefeito - são falsas.

"Neno da Laje" foi considerado inocente da acusação de participar da "Máfia dos Sanguessugas", como também, foi absolvido pela Justiça Federal em processo por meio do qual era acusado de desvio de recursos federais destinados à Educação.

Mas, em 2010, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), por unanimidade, julgou inelegível por oito anos o ex-prefeito que teve a prestação de contas desaprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Com isso, o filho de Neno foi colocado na disputa pela Prefeitura da Laje. Portanto, "Neno da Laje" é Rodrigo de Neno. 

Agora, depois da saída de Dudui, os eleitores de São José da Laje ganharam mais fôlego para enfrentar as urnas e decidir quem será o novo prefeito pelos próximos quatro anos.

Será?

Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com