A gravação com a voz do ex-prefeito de Palmeira dos Índios, Albérico Cordeiro, na campanha da candidata Patrícia Sampaio (PT) ainda vem gerando polêmica na cidade. No grupo de amigos do Facebook – onde comenta-se sobre o processo eleitoral – há várias opiniões divergentes.

Segundo uma fonte fidedigna - que prefere não se identificar, a gravação tem autorização legal para ser divulgada e, inclusive, de familiares do ex-prefeito. Na gravação, Cordeiro fala: “Não vamos retroagir, nem nos desacertos, nem na valentia; não vamos retroagir nos desmandos, nem nas imposições e nas ameaças. Não!”

Albérico Cordeiro em 2008 apelava à consciência do povo de Palmeira para não votar em determinados candidatos daquele pleito. Ocorre que o áudio com a voz do ex-prefeito - de 2008 - é mais atual do que nunca nesta eleição palmeirense - por envolver os mesmos personagens da eleição passada.

À época, James Ribeiro (PSDB), Petrúcio Barbosa (PTB), Pedro Paulo (PT) e Hélio Morais (PSOL) disputavam o pleito para prefeito. Hoje, os candidatos são os mesmos, com exceção do PT, que apresenta o nome da deputada estadual Patrícia Sampaio. Mas James Ribeiro (PSDB), Petrúcio Barbosa (PTB) e Alcineide Nascimento (PR) repetem a mesma história de 2008.

Apenas Alcineide não disputou o cargo de prefeita na eleição anterior, porém, foi coordenadora da campanha de Petrúcio Barbosa. O candidato a vice-prefeito da chapa era o esposo dela - o ex-vereador Júnior Miranda. O médico Hélio Morais que bradava em comícios seus discursos anti-taturanas e sanguessugas em 2008, hoje apoia James Ribeiro na reeleição.

A mensagem de Albérico Cordeiro continua válida para este pleito. Cordeiro que construiu seu marketing divulgando o número 14, no entanto, em sua última campanha, defendeu o nome do presidente Lula como o maior benfeitor da cidade que governou por dois mandatos.

Repercussão

Nas redes sociais, os partidários de Petrúcio Barbosa ficaram com “dor de cotovelo”, afinal, esperavam ligar o legado de Cordeiro ao candidato petebista atual. Não deu certo! O tiro deflagrado pelo PT - em Palmeira dos Índios - utilizando a gravação de Cordeiro – autorizada por quem é de direito – atingiu em cheio os “petrucistas” que ficaram atordoados.

Já os aliados de James Ribeiro tentaram ridicularizar a gravação considerando um desrespeito à memória ao ex-prefeito - que faleceu em 2010. Só que James fez o mesmo estratagema em 2008. Ribeiro utilizou uma gravação com a voz do pai, o ex-prefeito Helenildo Ribeiro, falecido em 2006, e venceu a eleição.

Na cidade, principalmente na periferia de Palmeira, onde a liderança de Cordeiro ainda é lembrada, a mensagem emociona e faz o povo refletir sobre os candidatos dda disputa atual e, claro, que são os mesmos de quatro anos passados. 

Com o pleito embolado, um candidato sub judice (Petrúcio Barbosa) e o atual prefeito com rejeição altíssima, comenta-se nas ruas, nas rodas políticas, nas esquinas e nos bares que o futuro da Princesa do Sertão trará grandes surpresas após o 07 de outubro.

Será?

Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com