Um fato inusitado e surpreendente chegou ao conhecimento deste blogueiro. No município de Olho d’Água Grande, agreste alagoano, o “candidato” a vereador pede votos aos eleitores, porém, os dados pessoais registrados no site do DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aparece com foto e nome de outro.
Na cidade, as pessoas comentam o fato que já repercute nas praças e ruas, mas este blog não teve informação se alguma denúncia foi formalizada e entregue ao juiz eleitoral da 34ª Zona Eleitoral, Leonizo de Melo Freitas, para análise do caso.
Genivaldo, filiado ao PRTB, e que pede votos no município, não é a mesma pessoa que aparecerá na urna eletrônica (no dia 07 de outubro) e que o DivulgaCand apresenta. No site do TSE, o nome e a foto são de Thiago Nogueira de Vasconcelos que, coincidentemente ou não, tem o mesmo nome e número igual ao “candidato” que se apresenta como Genivaldo.
Thiago Nogueira (veja imagem retirada do site do TSE abaixo) tem os mesmos dados de Genivaldo - com o nome e número para concorrer ao cargo de vereador. Entretanto, nos adesivos e “santinhos” - espalhados em Olho d’Água Grande - quem aparece nas fotos é Genivaldo e não o Thiago que foi registrado no DivulgaCand. O difere dos dois Genivaldos são os números do CNPJs de campanha.
Porém, Genivaldo e Thiago são aliados do atual prefeito e candidato à reeleição, Antônio Lima (PDT), que pretende eleger um deles. Qual dos dois? Mas, de acordo com o denunciante - que prefere não se identificar -, Genivaldo pode está sendo usado para atrair os votos dos eleitores e eleger Nogueira.
Thiago, no entanto, não aparece na cidade e nem faz campanha. O que se sabe é que ele tem ligação com o prefeito e os familiares do gestor. Todavia, caso Genivaldo seja eleito quem ficará na vaga - por conta dos dados registrados no site DivulgaCand – é Thiago. Já Genivaldo – o que permanece no material de campanha - não está registrado no DivulgaCand como candidato pelo PRTB. Do partido - concorre ao cargo de vereador - apenas Tonhão, Bento do Sindicato, Cleber (Peba) e o Thiago Nogueira (o “Genivaldo”).
E agora?
Com a resposta, os os advogados e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) para resolver esta situação em Olho d’Água Grande.
Siga-me no Twitter: @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com