Há cerca de quinze dias, o evento DEMODAY, realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta, reuniu investidores, empreendedores e interessados em tecnologia, com o objetivo de discutir o tema empreendedorismo digital. Na ocasião, grandes nomes do e-commerce e startup nacional apresentaram suas visões para os rumos do mercado, investimento-anjo, capital de risco e casos de sucesso. Ao todo, cerca de 300 pessoas participaram do evento e 10 projetos selecionados, dentre os 28 inscritos, foram apresentados para uma banca de investidores e público, competindo por investimento no projeto.

As startups vencedoras, HandTalk e Sheep Books (www.sheepbooks.com.br) acabaram de fechar acordos com fundos de investimento e potenciais clientes.

O projeto HandTalk pretende dar mais acessibilidade a surdos-mudos através de um aplicativo para iPhone, resultado de uma ampla pesquisa envolvendo a captação de texto, imagem, fotos e áudio para a tradução e conversão simultânea para a LIBRAS, a linguagem brasileira de sinais.

Com um visual moderno e universal, que até lembra os simpáticos personagens da Pixar, o avatar Hugo traduz as palavras em gestos na tela do smartphone. O HandTalk a 10 milhões de surdos brasileiros, Sheep Books, o segundo projeto escolhido, pretende mudar a realidade da educação no país, colaborando em uma área fundamental: livros didáticos. A meta é criar o melhor livro didático possível, explorando todos os recursos visuais possibilitados pelo tablet: Imagens, mapas, interatividade, vídeos, modelos 3D, infográficos e muito mais. Os livros serão gratuitos e estarão ao alcance de milhões de brasileiros.
 

Vídeo do projeto Amazônia, primeira aposta da editora Sheep Books http://vimeo.com/42967059

Em investimento, o projeto HandTalk já captou 120 mil reais em aporte de um fundo de investimento-anjo que possibilitará o desenvolvimento do software. A equipe, Carlos Wanderlan, Ronaldo Tenório, e Thadeu Luz, ainda apresentará seu projeto no Rio de Janeiro, na décima edição da Rio Info, um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil, e no Desafio World Summit Award, que incentiva projetos de Tecnologia de Informação que promovem a integração social através de dispositivos móveis.

A jovem editora digital Sheep Books, do empreendedor Marcos Antonio de Lima Filho, a partir da exposição do evento, está negociando contratos com seus primeiros clientes. O projeto Amazônia, http://vimeo.com/42967059, já despertou interesse de empresas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de convites para Rio Info e Campinas Startups.

As secretarias de ciência, tecnologia e informação (SECTI-AL), planejamento e desenvolvimento (SEPLANDE-AL), anunciaram suas políticas de TI no estado, como o polo de tecnologia Cais Digital, a ser construído no bairro do Jaraguá, na capital. A Desenvolve, Agência de Fomendo de Alagoas, comprometeu-se em adaptar suas linhas de crédito para as empresas nascentes de tecnologia.

O empreendedor serial e idealizador do DEMODAY, João Kepler, avalia a experiência do DEMODAY como muito positiva para este momento no Estado: “O evento conseguiu atrair atenção de investidores nacionais e mostrar pro Brasil que Alagoas pode sim desenvolver ótimos projetos inovadores”.