Em meio àss especulações sobre a possível, suposta, ventilada, desistência do ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) na disputa pela Prefeitura de Maceió, já há nos bastidores as conversações sobre a herança dos apoios. Há quem aposte que - sem Lessa - o chapão não se sustentaria e mesmo diante da impossibilidade jurídica, “apoios brancos” começariam a acontecer.
Ora, antes de mais nada, é preciso esperar um pronunciamento oficial de Lessa. Diante do volume de informações de bastidores - entretanto - quanto mais o ex-governador demora, mais ele “sangra”, sofrendo descrédito e confirmando - ainda que não seja verdade! - uma preocupação com a inviabilização do registro de candidatura, mesmo seu advogado - Marcelo Brabo - tendo sido tão confiante em seus recentes pronunciamentos.
Ontem, em entrevista ao Blog do Vilar Ao Vivo, o candidato a prefeito Galba Novaes (PRB) - o presidente da Câmara Municipal de Maceió - comentou o quadro, ainda que cauteloso. Novaes disse que o que sabe é o que a imprensa também sabe diante da central de informações dos bastidores (o que é verdade e o que não é). Cito Galba Novaes porque se chegou a comentar que ele foi procurado pelo senador Fernando Collor (PTB).
Novaes diz que não! Afirma que não há proposta alguma em relação a apoios em virtude de uma suposta desistência. Porém, ressaltou: “quem não queria ter apoios significativos. Eu me dou bem com todo mundo. E o meu grupo político é o maior deste processo. Sabe por que? Porque meu grupo político é o povo!”, frisou. Novaes disse que se sentiria a vontade para receber apoio do senador Renan Calheiros (PMDB), de Fernando Collor, do prefeito Cícero Almeida (PEN) e até mesmo - que não faz parte deste grupo - do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB).
O presidente da Câmara fala de forma genérica. Correto ele. Espera o desdobrar dos acontecimentos. Nos bastidores, outros candidatos também fazem análises de para onde iria determinados capitais políticos. Mas, oficialmente - por enquanto - o silêncio lessista. Se as conversas nos bastidores colocam a carroça na frente dos bois, Ronaldo Lessa precisa tomar as rédeas!
Estou no twitter: @lulavilar