Uma viagem pelo sistema solar que promete novamente atrair um grande número de alunos das redes pública estadual e municipal, além da rede privada, levando conhecimento sobre os astros. Assim são marcadas as sessões do Planetário digital, no Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), que serão retomadas nesta quarta-feira (22) dentro do projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e Esporte (SEE).

Localizado no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), o planetário é um equipamento destinado ao auxílio do ensino, onde o aluno pode observar e aprender mais sobre os planetas e o Sol numa projeção, dando suporte aos estudos e conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Segundo o professor Adriano Aubert, coordenador do OAGLL, as sessões do planetário acontecerão numa sala do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (CeCiTE), reformada para atender as escolas. “O Planetário funcionará neste espaço do Centro. Já levamos as sessões para as escolas, mas por enquanto isso acontecerá apenas em casos especiais”.

Sobre a importância dessa atividade para os alunos, Aubert ressalta que o planetário é uma forma de perceber como funcionam os astros, saindo do estudo 'no papel' para uma interessante aula de campo.

“As aulas de Física nem sempre são interessantes para os alunos. Contudo, quando eles entram neste mundo de maneira prática, conseguem absorver mais fácil, já que o Planetário os leva numa viagem pelo sistema, despertando o aluno o interesse de se aprofundar no tema. Eles se envolvem ainda mais no conteúdo e isso contribui para o aprendizado”, colocou o professor.

As visitas ao Planetário Digital podem ser programadas por cada escola que tiver interesse de integrar ainda mais o aluno no conteúdo ministrado em sala de aula. A duração de cada sessão do planetário é de 30 minutos e com capacidade para 40 pessoas.

Noas de quarta-feira, o Planetário funcionará nos três turnos: pela manhã, das 9h30 às 11h30; à tarde, das 15h às 17h30; e à noite, das 20h às 21h30. Para as escolas interessadas em programar as visitas, basta fazer a solicitação de um agendamento prévio, pelo e-mail oagll@yahoo.com.br ou pelos telefones (82) 3315-3837/ 9981-5724.