A história política na terra de xucurus-cariris nunca se diferenciou do passado. Os filhos da terra, claro, sempre eleitos e escolhidos pelos próprios conterrâneos. Uma mudança – reviravolta – teve início na eleição de 1996 com a primeira mulher eleita prefeita de Palmeira dos Índios. Os eleitores estavam cansados de serem enganados por aquelas famílias que há anos administravam à Prefeitura da cidade.
Na eleição de 1996, Maria José de Carvalho Nascimento, a "Mazé", venceu o pleito contra os grandes caciques da política da Princesa do Sertão. Mazé derrotou, de uma só vez, o ex-prefeito da cidade Gileno Sampaio, Fernando Duarte (hoje ex-deputado estadual) e o candidato da situação – à época – Pedro Gaia. Todos os três postulantes oriundos de famílias tradicionais foram "extirpados" do Poder.
O pleito daquele ano foi surpreendente para quem achava que estava a um pé de entrar na prefeitura palmeirense. Este ano, todavia, pode acontecer o mesmo do ocorrido em 1996, entretanto, em circunstâncias e situações bem diferentes.
Hoje, há o desejo de mudar, inovar ou continuar com o mesmo paradigma na política. Com Mazé, vale salientar, foi o voto contrário aos candidatos considerados fortes e que culminou numa vitória jamais esperada. O eleitor de "Mazé" pensou igual e puniu os que debochavam do jeito humilde da ex-prefeita fazer campanha pelos bairros de Palmeira dos Índios.
De chinelo, com um carro de som e ladeada de poucos correligionários a ex-prefeita foi eleita sem gastar um centavo, apenas, conquistou o voto de repúdio e revolta por parte dos palmeirenses. "Mazé" ficou no cargo de 1997 até 2000.
Depois o ex-prefeito Albérico Cordeiro comandou o município por dois mandatos (2001-2008). Cordeiro foi mais um "forasteiro" - como chamavam-o por ele ser pilarense - que administrou Palmeira. Em 2008, o povo apostou em James Ribeiro - filho da terra - para ser prefeito e muitos eleitores andam decepcionados. E 2012?
Em 2012
A eleição de 2012 promete grandes surpresas para outubro. Na disputa, continuam os candidatos James Ribeiro (PSDB), Patrícia Sampaio (PT), Alcineide Nascimento (PR) e Petrúcio Barbos (PTB) – indeferido com recurso. Todos correm atrás do voto do eleitorado da Princesa do Sertão incessantemente.
Este ano, a situação política – nas ruas e praças - para muitos é o desejo de renovação. Será? São quatro candidatos, quatro propostas, quatro nomes diferentes e um único interesse: administrar Palmeira dos Índios durante quatro anos.
Para isso, o eleito, terá que mudar a realidade política e administrativa a partir de 2013. Com seus 123 anos de Emancipação Política, Palmeira passou a ser a terceira maior cidade de Alagoas. No entanto, deixo uma pergunta no ar:
E qual será a surpresa de 2012?
Siga-me! @kleversonlevy
Email: kleversonlevy@gmail.com