O advogado eleitoral Marcelo Brabo - que trabalha na defesa de Ronaldo Lessa (PDT) na busca pelo registro de candidatura que lhe possibilite concorrer à Prefeitura Municipal de Maceió - vai entrar com o recurso de defesa junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima quinta-feira, dia 23.

Brabo discorda que a situação de Lessa seja - atualmente - mais complica do que foi em 2010, como defendem alguns especialistas ouvidos por este blog. O advogado de Lessa destaca que, na eleição passada, quando o pedetista concorreu ao Governo do Estado, ele havia perdido em instância local por 6 a 1 e depois teve a situação revertida.

Agora - na visão de Brabo - o placar de 4 a 3 mostra o quanto “a matéria é conflituosa”. “A determinação é seguir com a defesa porque acreditamos no direito (de Lessa) e estamos confiantes em relação à reversão da situação no TSE”, frisou. Caso perca por lá - o que a defesa não acredita - ainda há a possibilidade de mais um recurso junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). É aguardar.

Indaguei ao advogado Marcelo Brabo se existia alguma conversa sobre possível substituição de Lessa, ele negou e falou da confiança de que Ronaldo Lessa terá seu registro. Brabo confirmou a reunião ocorrida na noite de ontem para avaliação da situação e que - com isto - tudo segue em frente normalmente, diante - avalia - das boas chances da defesa fora de Alagoas.

Ronaldo Lessa manteve sua agenda nesta terça-feira. Gravou para o guia e logo mais tem atividade de campanha em bairros de Maceió. Nos bastidores, já tem candidato contabilizando para onde iriam os votos de Lessa, pois não se nega sua densidade eleitoral. São os mais apressados. Estariam eles com a razão? Bem, só a sequência de julgamentos (ou julgamento) irá dizer...