A Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), coordenadora do Programa de Artesanato Brasileiro em Alagoas (PAB), vai mobilizar artesãos da Boca da Mata e de Marechal Deodoro para II Feira de Artesanato, Bordados e Rendas – Renda-se, que acontece em Brasília/DF. Entre a próxima quinta-feira (23) e domingo (26), o público da capital federal vai ter a oportunidade de conhecer o Patchwork e o filé alagoano.
“O artesanato é uma atividade econômica importante para diversas comunidades alagoanas e a Seplande apóia todas as iniciativas que promovam e divulguem o trabalho, principalmente em feiras e eventos realizados em outros estados”, afirma o secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.
A feira em Brasília, que vai abrigar cerca de 50 expressões artesanais de vários estados e do Distrito Federal, tem como objetivo valorizar a rica manifestação da cultura brasileira e ajudar no fortalecimento do setor. Na ocasião, artistas, associações e cooperativas selecionadas irão expor e comercializar produtos como roupas de cama, mesa, banho, enxovais, roupas, acessórios e objetos de decoração na estrutura montada às margens do Lago Paranoá.
Disponibilizado pela parceria entre o PAB e o Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (IECAP), um dos realizadores da feira, a comitiva alagoana vai contar com um estande de 9 m² para expor suas peças. Com um público esperado de cinco mil pessoas em seus quatro dias de realização, a diretora de Design e Artesanato da Seplande, Sônia Normande, que acompanhará os representantes das três associações de Alagoas, revela que os artesãos estão ansiosos pela Feira.
“Até agora o retorno que obtivemos com o artesanato em Alagoas foi muito expressivo. Tomamos muito cuidado para valorizar tipos diferenciados de artesanato e comunidades distintas, para que todos tenham a sua vez. No caso da Renda-se, cerca de 400 artesãos de dois municípios serão beneficiados com essa nova oportunidade. Apesar de ser uma feira com duração menor, nossa expectativa é a melhor possível, esperamos mostrar o que Alagoas tem de melhor”, ressaltou.
Com um caráter diferenciado, além de proporcionar novos mercados para os artesãos, a Renda-se conta com uma área dividida em lounge, auditório e Espaço Saber Fazer, com oficinas mostrando artesãos na prática do ofício. Os participantes também terão à disposição, palestras com jornalistas e consultores de moda, com o intuito de gerar novas alternativas de renda e melhoria da qualidade de vida desses artesãos.