A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, a partir desta terça-feira (21), a III Copa Caps de Futebol Society. A competição vai reunir os 49 Centros de Atenção Psicossocial de Alagoas e tem como objetivo estimular a prática de exercícios físicos entre os portadores de transtornos mentais e usuários de crack, álcool e outras drogas, estimulando a ressocialização.

O primeiro jogo acontece nesta terça, às 8h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Guaxuma, e terá a participação das unidades de Maceió, Pilar, São Luiz do Quitunde e Porto Calvo. A segunda partida será no dia 28, às 7h30, em Lagoa da Canoa. Além do município, participam também Palmeira dos Índios, Arapiraca, Batalha, São Sebastião e Limoeiro de Anadia.

O cronograma segue no dia 10 de setembro, em São José da Laje, contando com Cajueiro, Capela e Ibateguara. Já no dia 19, a competição acontece em Delmiro Gouveia, incluindo Olho D’Água das Flores, Água Branca e Santana do Ipanema. O último jogo das classificatórias será no dia 25, em São Miguel dos Campos, com participação de Teotônio Vilela, Junqueiro e Porto Real do Colégio.

Segundo o gerente do Núcleo de Saúde Mental da Sesau, Berto Gonçalo, a III Copa Caps de Futebol Society faz parte de uma série de atividades tendo em vista a inclusão social. “Nossa finalidade é inserir o usuário na sociedade, no contexto social, pois, por meio do esporte, conseguimos reabilitá-los e aumentar a autoestima deles”, afirma o gestor.

Ele ressalta que as ações desenvolvidas pelo órgão vêm gerando bons resultados. “Estamos tendo sucesso com essas iniciativas, ajudando os usuários a descobrirem um potencial, que, muitas vezes, eles nem imaginam que têm. Como as atividades envolvem o corpo como um todo, trabalhamos tanto a parte física quanto a mental”, expõe Berto Gonçalo.

O gerente acrescenta que a final da competição com os ganhadores de cada regional acontece em 10 de outubro, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental. Além do futebol, a ocasião vai contar ainda com voleibol, hidroginástica, concurso de dança e escolha dos melhores nas categorias jogador, goleiro e torcida. O evento será aberto a todos Caps do Estado.