Uma pesquisa da empresa de consultoria norte-americana MCKinsey, encomendada pela revista Exame, aponta o município de Arapiraca como o sétimo no País com o maior poder de consumo, entre 100 cidades que integram regiões metropolitanas brasileiras. A matéria com o levantamento completo, que ainda contou com dados da empresa de geomarketing Escopo, foi publicada pela Exame desta semana.
De acordo com a pesquisa, que está editada na página 41, levou em conta as cidades de regiões metropolitanas com mais de 100 mil habitantes. O levantamento faz uma projeção de vendas até o ano de 2020.
Segunda maior cidade de Alagoas, com uma população de 214 mil habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de quase R$ 2 bilhões, Arapiraca volta mais uma vez a figurar com destaque positivo na mídia nacional.
PREVISÕES
Em 2010, o consumo do Brasil foi de R$ 2,2 trilhões, em 2020 a previsão é superior a 50% atingindo R$ 3,5 trilhões. Em 2010 o PIB per capita brasileiro era de R$ 19 mil. Em 2020 a previsão é de R$ 26,1 mil.
Percentualmente a previsão é que entre 2010 e 2010, os estados onde mais crescerá o consumo são os da Região Nordeste: Pernambuco; Alagoas; Piauí; Paraíba; Maranhão e Ceará.
O estudo também usou cruzamento de dados de renda, população e de informações sobre vendas de categorias de produtos e identificou o comportamento de consumo das cidades com mais de 100 mil habitantes.
Baseado neste tipo de informação que os executivos das grandes redes de varejos avaliam a possibilidade de montar seus estabelecimentos. Neste sentido, o interior do país, é cada vez mais um atrativo para suprir o mercado de consumo.