A Campanha Nacional de Multivacinação para crianças menores de cinco anos foi lançada em Alagoas no sábado (18) na Unidade de Saúde José Guedes de Farias, no conjunto Medeiros Neto, localizado no bairro da Santa Amélia. A ação faz parte da parceria entre as secretarias da Saúde do Estado (Sesau) e de Maceió (SMS).
O Dia D contou com a presença do personagem Zé Gotinha, que, durante toda a manhã, animou os meninos e meninas presentes no local. A meta da campanha, que prossegue até do dia 24 deste mês, é atualizar o cartão de imunização dos menores de cinco anos, além de aumentar e melhorar a homogeneidade da cobertura vacinal nos municípios.
Segundo a gerente estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Denise Castro, a ação é focada na prevenção de doenças. “É importante que os pais levem seus filhos aos postos para que eles fiquem prevenidos. Isso só é possível com a vacinação completa, que é o objetivo do Ministério da Saúde, da Sesau e das secretarias municipais”, destacou.
A campanha conta com as vacinas contra Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite Inativa e Atenuada, Pneumocócica, Meningocócica C, DPT, Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba) e Rotavírus. “A ação não tem meta definida pelo ministério, já que estão sendo ministradas as doses que estiverem em atraso no cartão de vacinação”, explicou a gerente.
Mesmo com o tempo chuvoso, Maria Luciana da Conceição foi uma das mães que aproveitaram o primeiro dia da iniciativa. “Isso é muito importante para a saúde e o desenvolvimento dele, então quis vir logo na abertura. Não quero que ele fique doente e sei que, para isso, é importante estar vacinado”, disse ela, que levou seu bebê de seis meses à unidade de saúde no Medeiros Neto.
Pai de Gustavo, de três anos, Genivaldo dos Santos também esteve no local no Dia D. O objetivo da visita foi a atualização do suplemento de vitamina A do filho – as doses também integram a campanha de multivacinação. “Ele estava com a dose atrasada e, como minha esposa ficou sabendo desse evento, aproveitei para trazê-lo e regularizar logo”, contou.
A operacionalização da iniciativa conta com profissionais de triagem, vacinação e registro. O primeiro deles avalia o esquema de imunização, enquanto ao vacinador cabe observar o tipo de vacina, o sítio de administração e o intervalo entre as doses. A avaliação do desempenho vai contemplar a análise das coberturas vacinais e a realização do monitoramento rápido.
Também participaram da abertura da campanha, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Cleide Moreira, a responsável técnica do Núcleo de Doenças Imunopreveníveis, Claudeane Nascimento dos Santos, e a gerente de Agravos Crônicos, Mona Lisa dos Santos, além de técnicos da saúde.
Zé Gotinha
Ainda no sábado (18), o personagem Zé Gotinha esteve também em São José da Laje. Já no dia 20, ele estará em Santa Luzia do Norte, enquanto no dia 21, às 8h, será a vez do município de Mar Vermelho. A programação prossegue no dia 22, às 9h, em Viçosa; no dia 23, em Jequiá da Praia, e no dia 24, em São José da Tapera.