No próximo dia 28, terá início o Curso de operador de processamento de produtos lácteos, na unidade CEP-NB do Senai, localizada no Centro de Educação Profissional Napoleão Barbosa, no Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante. O curso, organizado pela Incubadora de Laticínios do Estado de Alagoas (Incla), terá carga horária de 240 horas. As aulas acontecem de 28 de agosto até 05 de outubro.
O curso irá atender as empresas incubadas da Zona da Mata, Litoral Norte e Maceió, bem como membros da Cooperativa dos Produtores de Leite de Alagoas (CPLA). A produção de produtos lácteos como queijo coalho, fermentados, doce de leite, requeijões, coalhada e queijos filados acontecerá durante as aulas.
Projetos
A Incla está desenvolvendo projetos de implantação dos Sistemas de Tratamentos de Efluentes (sistemas ambientais) para as suas empresas incubadas. O sistema tratará os resíduos líquidos (soro de leite e água de lavagem de equipamentos) das empresas e contemplará o que for produzido pelas pocilgas.
A Incubadora está prestando ainda assessoria aos projetos arquitetônicos para construção de duas indústrias de laticínios que serão incubadas, uma em Colônia Leopoldina (Laticínio Mirinó) e outra em São José da Tapera (Laticínio Craúna). As unidades serão construídas dentro dos padrões do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), regulamentado pelo Ministério da Agricultura Pecuária.
As empresas serão as primeiras no estado de Alagoas a ter esta certificação, o que lhes permitirá comercializar seus produtos em outros estados.