O Governo de Alagoas, por intermédio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), realizou a aquisição de 2.400 matrizes leiteiras e 20 reprodutores caprinos, com intuito de desenvolver a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no sertão de Alagoas.
A aquisição é decorrente das ações de inclusão produtiva inseridas em convênio firmado entre o Governo de Alagoas e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e visa beneficiar 120 famílias da Cooperativa dos Produtores Rurais do Sertão (Cafisa), residentes nos municípios de São José da Tapera e Pão de Açúcar, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Entre os dias 14 e 17, técnicos da Seplande realizaram visitas técnicas a sete assentamentos que serão beneficiados com a aquisição. Na ocasião, foram identificadas famílias que já estão aptas para receber os animais. "Cadastramos um total de 40 famílias que possuem infraestrutura completa, com aprisco, cerca elétrica e alimentação suficiente para receber os animais do primeiro lote", afirma Dayse Souza Cahet, Gerente de Elaboração de Projetos da Seplande.
Durante a visita, os produtores foram, ainda, informados sobre a finalização do processo de aquisição e a data para entrega das matrizes caprinas.
O projeto responsável pela aquisição é coordenado pela Seplande, juntamente com um Grupo Gestor formado por representantes do MDS, Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas (Seagri), Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) e Sebrae.