O torcedor vascaíno que compareceu ao Engenhão na noite deste domingo entrou animado no estádio. Os retornos de Dedé, que serviu a Seleção Brasileira no amistoso contra a Suécia, e Éder Luís, recuperado de lesão, no entanto, foram os únicos motivos para comemorar. Dentro do gramado, o Flamengo venceu o time de São Januário pelo placar de 1 a 0 e se reabilitou no Campeonato Brasileiro ao final da 18ª rodada da competição. Vagner Love assinalou o único gol do clássico fluminense.
O clássico começou com intensas disputas de bola e correria por parte dos dois times. O Flamengo saía sempre com Vagner Love, Thomás e Negueba em bloco para o ataque, enquanto o Vasco tentava cadenciar utilizando os talentos de Juninho e Felipe. Dedé acompanhava Vagner Love de perto. Na outra área, Welinton era a sombra de Alecsandro.
Aos poucos, o ritmo do início foi substituído por jogadas estudadas, já que as duas equipes erravam bastante os passes que poderiam resultar em gol. Além disso, muitas faltas realizadas na intermediária com o objetivo de parar os lances. Em uma das infrações, o Vasco por muito pouco não abriu o placar.
Aos 30min, Juninho cobrou falta na área do Flamengo. Depois de um incrível bate-rebate, o goleiro Felipe conseguiu defender e a bola ainda tocou na trave. Dois minutos depois, o Cruzmaltino teve outra boa chance com Wendel após passe de Felipe. O goleiro rubro-negro espalmou para escanteio.
Quando vivia o seu pior momento no 1º tempo, o Flamengo conseguiu abrir o placar após bela jogada individual do lateral esquerdo Ramon. Aos 38min, o camisa 6 driblou dois adversários e chutou. Fernando Prass espalmou e Vagner Love conferiu no rebote. Ex-jogador do Vasco, Ramon comemorou muito o tento rubro-negro.
O Vasco voltou para o 2º tempo com Carlos Alberto no lugar de Felipe. Com menos de 2min, o camisa 10 de São Januário foi punido com o cartão amarelo após acertar uma cotovelada no volante Cáceres. Depois da punição recebida, o meia construiu boas jogadas em favor do Gigante da Colina.
Aos 11min, chutou forte para grande defesa de Felipe. Três minutos depois, o camisa 1 rubro-negro promoveu mais uma boa defesa, quando Carlos Alberto aproveitou cruzamento e chutou cruzado dentro da pequena área. Após o susto, o Flamengo passou a cadenciar o jogo e o Vasco não teve mais forças para reagir.
Aos 38min, a equipe da Gávea desperdiçou oportunidade inacreditável. Adryan puxou contra-ataque e cruzou para Leo Moura. Sozinho, o lateral direito passou da bola. Ele ainda conseguiu se recuperar, mas Pipico tirou em cima da linha. Foi o último lance de perigo no clássico. O apito final veio com o som da comemoração rubro-negra e a imagem da decepção cruzmaltina.