A Polícia Militar de Alagoas, através de seus Batalhões e Capelania Católica, e em parceira com a Arquidiocese de Maceió abriu hoje as comemorações alusivas à Nossa Senhora dos Prazeres. A cerimônia oficial de abertura da festa da padroeira de Maceió foi realizada nesta sexta-feira, às 18h, com uma caminhada e missa solene.

Antes de iniciar os atos de louvor à padroeira, o padre da capela de São Jorge, localizada no Quartel do Comando Geral (QCG), e também tenente da corporação Epitácio, teceu algumas palavras a respeito do objetivo da celebração.

"Muitas famílias hoje estão dispersas, e o que nós queremos aqui é reacender novamente nos lares militares, a importância da palavra de Deus dentro desse contexto familiar. É reavivar dentro do coração de cada cristão o desejo de manter seus parentes à sombra do que prega nosso Senhor Jesus Cristo", frisou.

Dando continuidade aos festejos, os militares seguiram do QCG à Catedral Metropolitana de Maceió ao som do Centro Musical da PM, onde foram recebidos, na pessoa do Comandante-geral coronel Dimas Barros, pelo Bispo Dom José Francisco Falcão, representante do Ordinariado Militar de Brasília e também oficial da PMAL. Lá foi realizado o hasteamento da bandeira símbolo de Nossa Senhora dos Prazeres enquanto os fiéis louvavam a padroeira com seu hino oficial.

Em seguida, os policiais que acompanharam a caminhada participaram da celebração eucarística que marca formalmente a abertura da semana festiva. Estiveram presentes, ainda, o subcomandante geral coronel Mário da Hora, a diretora do Colégio Tiradentes, tenente coronel Fátima Escaliante, além de oficiais e praças de diversas corporações e setores do QCG.

A programação

De 18 a 25 de agosto a programação trará durante todo o dia celebrações eucarísticas em horários e com celebrantes diversos, sempre na Catedral Metropolina de Maceió, no Centro. Também após as missas das 06h será servido um café da manhã aos pobres de rua e a comunidade. Já após as celebrações de 19h haverá um momento de confraternização entre fiéis com músicas e barracas de comidas típicas.

No dia 27, último dia de festejos, além da missa solene haverá uma procissão triunfal com a imagem da padroeira pelas ruas do Centro, encerrando na praça dos Martírios com a Consagração de Nossa Senhora dos Prazeres.