Uma aranha de grandes patas, apelidada de "pé-grande" pelos cientistas, foi descoberta em cavernas na região sudoeste do estado do Oregon e em florestas da Califórnia, nos Estados Unidos. O aspecto da aranha e o habitat chamaram tanto a atenção dos pesquisadores que eles batizaram o gênero de Trogloraptor ("bandido da caverna", na tradução do latim).
A descoberta foi obra de uma equipe da Academia de Ciências da Califórnia, em conjunto com pesquisadores da ONG Conservação das Cavernas do Oeste.
Ao mesmo tempo, cientistas da Universidade Estadual de San Diego, também nos Estados Unidos, encontravam animais do mesmo tipo em áreas de floresta na Califórnia.
As aranhas do gênero Trogloraptor criam teias rudimentares dentro de cavernas. De tamanho pequeno, ela chega a ter quatro centímetros com as pernas abertas. As grandes quelíceras e as patas enormes sugerem que estes animais são predadores de insetos, mas cientistas ainda não conseguiram identificar o comportamento da espécie.
Os pesquisadores acreditam que a existência da Trogloraptor vai causar uma "revolução" nos estudos de evolução das aranhas. O estudo aponta que o animal é parente próximo das Oonnopidae, uma família de aracnídeos pequenos e de hábitos noturnos.
A descoberta é tão importante que a aranha "pé-grande" deu origem a uma família nova, a Trogloraptoridae.