O senador Renan Calheiros (PMDB) disse estar 'muito feliz' com a inauguração, nesta sexta-feira, 17, da nova fábrica de PVC da Braskem, no polo industrial de Marechal Deodoro, em solenidade que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff e ministros de Estado. A empresa, considerada a maior petroquímica das Américas, investiu R$ 1,1 bilhão e inaugurou a unidade, que terá a capacidade de produzir 200 mil toneladas por ano de PVC, se tornando a líder de produção dessa resina na América Latina.

"A fábrica de PVC da Braskem, localizada aqui em Marechal Deodoro, que já era a maior do País, passará a ser uma das maiores da América Latina", elogiou Renan, que, antes da solenidade, reuniu-se com a presidente Dilma Rousseff no espaço reservado às autoridades. O senador e líder do PMDB destacou também a oportunidade de novos empregos para os alagoanos, oferecida pela empresa com a entrada em funcionamento da indústria de PVC.

Na conversa com a presidente, Renan enalteceu as ações do governo federal pelos investimentos em obras de infraestrutura e outros programas tocados em Alagoas e nos demais estados nordestinos com recursos federais, o que, segundo ele, tem contribuído sobremaneira para o crescimento da região, que tem ficado acima da média de crescimento do País.

"A inauguração dessa unidade é fundamental para atender à demanda dos nossos clientes em todo o Brasil, que atuam em segmentos estratégicos, como habitação, saneamento e infraestrutura", destacou o presidente da Braskem, Carlos Fadigas, agradecendo a presença das autoridades presentes. Essa é quarta unidade inaugurada pela Braskem no País nos últimos quatro anos.

A presidente Dilma, em seu discurso, garantiu continuar estimulando a expansão de novos empreendimentos em Alagoas e investir no turismo do Estado, que, segundo ela, "tem o litoral mais belo do País", destacando as belezas da Praia do Francês, que pertence ao município de Marechal Deodoro. O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) antecedeu a fala da presidente e garantiu empenho para a implantação do estaleiro Eisa em Alagoas.

Outras autoridades também prestigiaram o evento, a exemplo do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sebastião Costa Filho, o deputado federal Givaldo Carimbão (PSB), os presidentes da Federação das Indústrias de Alagoas e da Federação da Agricultura do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra e Álvaro Almeida, respectivamente, empresários do setor industrial, entre outros convidados para a solenidade.